12/08/2020 Sec. de Obras e Viação

Secretaria Municipal de Obras realiza limpeza e alargamento do Arroio Barracão

Atividades no canal, conforme o secretário Fabiano Farina, se fazem necessárias para evitar novos transbordamentos

“Prevenir é melhor do que remediar”. O dito popular está norteando as ações da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, quando o assunto é Arroio Barracão. As águas que cortam o canal de norte a sul, passando por sete bairros, uma comunidade da zona rural e desaguando no rio Carreiro, preocupam a cada anúncio de chuva.

Pensando em evitar maiores transtornos para os ribeirinhos, o secretário Fabiano Farina e a equipe planejaram e executaram mais uma manutenção no flúmen. Com equipamentos rodoviários (Retroescavadeira e Escavadeira Hidráulica) dentro do canal, foram efetuados os serviços de limpeza, alargamento e contenção. Os pontos de maior movimentação foram no bairro Planalto, trecho compreendido na área Capela Nossa Senhora Aparecida e bairro Nossa Senhora do Carmo (Pinheirinho/proximidades Cemitério Municipal).

“Fizemos uma etapa de limpeza e alargamento no mês de junho e os resultados, pós chuvas, foram animadores. Não tivemos problemas com as águas do Arroio Barracão, salvo nos fundos do Campo do Juventude onde o muro cedeu para dentro do canal. Executamos algumas ações pontuais para que possamos evitar que ocorra novamente o transbordo. Retiramos galhos, pedras, troncos de árvores e muitos resíduos de dentro do leito”, disse Farina.

O secretário complementou:

“Sabemos das preocupações dos moradores ribeirinhos quando chove. Ficamos também aflitos por não saber o que a natureza poderá nos aprontar. Por isso, estas atividades são necessárias e fundamentais para evitar prejuízos financeiros e psicológicos para todos”

Conforme Farina, a manutenção da vazão de água dentro do canal do Arroio Barracão, em especial nos dias de grandes quantidades pluviométricas, é realizada em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC).