15/07/2021 Sec. de Educação

Secretaria de Educação abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos

Aulas acontecem na Escola Municipal Dr. Jairo Brum para a conclusão do Ensino Fundamental

De 19 de julho a 6 de agosto acontecem as inscrições para Educação de Jovens e Adultos- EJA voltada ao Ensino Fundamental oferecida pela Secretaria de Educação de Guaporé, na escola Dr. Jairo Brum. EJA é uma modalidade que tem o objetivo de atender a demanda de acesso de jovens e adultos à educação básica, que por algum motivo pessoal, profissional ou familiar não conseguiram concluir seus estudos na faixa etária obrigatória, ou seja, dos 6 aos 14 anos para o Ensino Fundamental. Podem se inscrever jovens e adultos na faixa etária fora da compreendida pelas regras da escolaridade exigida pela LDB. De acordo com o CNE, a idade mínima para ingressar na EJA é de 15 anos.

Inscrições:

As inscrições acontecem na Secretaria da Educação, prédio da Prefeitura de Guaporé, de 19 de julho a 6 de agosto. É necessário apresentar documento do aluno e se for de menor, documento dos pais. Também é necessário apresentar comprovante de endereço e atestado de frequência de escolas anteriores (se possuir).

A EJA tem como metodologia a valorização dos conhecimentos e vivências do cotidiano dos alunos, oportunizando aprendizado e troca de experiências, elevando assim o nível de escolaridade.
O ensino da EJA é semipresencial com aulas presenciais nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras e aulas à distância (EAD) às sextas-feiras, das 19h às 22h.
A organização curricular é semestral, totalizando 400h/aula. Durante o semestre são realizadas avaliações para que o educando possa avançar para a série seguinte. São avaliados aspectos qualitativos e quantitativos para que isso aconteça.

A Prefeitura de Guaporé auxilia os estudantes da EJA com transporte gratuito de todos os bairros, bem como a merenda escolar e incentiva a retomada dos estudos para o crescimento pessoal e profissional de cada guaporense. A EJA é gratuita.