04/10/2019 Sec. de Assistência Social e Habitação

Secretaria de Assistência Social e Habitação realiza “Gincana Social”

Mais de 450 pessoas da melhor e maior idade participaram. Cinco equipes competiram. Turma da “Paz e Amor” ficou com o lugar mais alto do pódio

O Poder Público, através da secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação com apoio da secretaria da Saúde, Emater/Ascar-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho Municipal do Idoso e Conselho de Clube de Mães, resgatou uma das atividades lúdicas que, ao longo da história, acabou esquecida pelas comunidades. Com objetivo de promover o divertimento e confraternização, a “I Gincana Social”, nas dependências da Sociedade XV de Novembro, reuniu 450 pessoas da melhor e maior idade. Cinco equipes participaram: Recanto da Amizade, Clube de Mães, Alegria de Viver, Paz e Amor e Atividade Física. Além da disputa saudável, o evento marcou o lançamento oficial da Campanha de Combate ao Câncer, dentro do “Outubro Rosa”.

Ao longo do mês de setembro e, principalmente na tarde do dia, 1º de outubro, as cinco turmas foram obrigadas a cumprir uma série de tarefas divertidas. Muitas provas exigiram preparo físico e força, e outras o intelectual de cada participante. Após a realização das tarefas, os participantes confraternizaram com um lanche, suco e muitas brincadeiras e danças. Entre as ações, destacaram-se o painel de fotos resgatando a história de Guaporé, o recolhimento de tampinhas plásticas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a união de quatro gerações.

“Buscamos resgatar o espírito competitivo entre os participantes. Mas, mais do que isso. Oportunizamos a disputa saudável que teve diversos propósitos como a confraternização, a amizade, o respeito e a colaboração a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Há tempos não tínhamos uma gincana em Guaporé com tamanho envolvimento e com intuito de, não só sabermos que ganhou, mas sim, colaborar com uma entidade que tanto luta pelo outro em nosso município”, disse o secretário Alessandro Eduardo de Almeida.

Entre as tarefas da “Gincana Social”, as participantes das equipes Recanto da Amizade, Clube de Mães, Alegria de Viver, Paz e Amor e Atividade Física recolheram tampas plásticas para a doação a Liga Feminina. A entidade é uma das habilitadas no Rio Grande do Sul a efetuar o recolhimento dentro do programa “Tampinha Legal”. Para surpresa de todos, a arrecadação contabilizou 398,1 Kg. Comercializadas ao valor de R$ 1,85 ao Kg, o montante recebido foi de R$ 736,60. O recurso financeiro foi repassado para a entidade.

“É uma forma que encontramos de colaborar, dentro do estímulo de ‘disputa’ entre as cinco equipes, com as voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer que tanto fazem pela saúde das pessoas diagnosticadas com a doença”, afirmou o secretário.

Outra tarefa importante foi o resgate histórico do monumento (Globo) instalado na praça Vespasiano Corrêa.

“Fizemos com que as participantes pesquisassem a história da cidade e entre as tarefas estava o significado da estrutura de ferro (Globo) na praça. Para registrar fielmente, buscamos com autoridades da época o seu significado e conseguimos um vídeo. O Globo, desenhado pelo artista Emílio Benvenuto Zanon, foi feito em 1975 em comemoração aos 100 anos da imigração italiana. É a história resgatada que fica para que possamos contar as futuras gerações”, disse De Almeida.

Ao término da realização de todas as tarefas, a comissão organizadora, composta por Alessandro Eduardo de Almeida, Clara Noemi Hein, Priscila Tibola, Ana Paula Trentin, Jane Pilot Barato, Maribel Zardo e Adriana Cristina Varela, divulgou as equipes vencedoras. Foram distribuídos mais de R$ 1,5 mil em premiação. A equipe campeã foi a Paz e Amor (R$ 500,00). Em segundo ficou o Clube de Mães (R$ 350,00). Em terceiro a Alegria de Viver (R$ 250,00). Em quarto a Atividade Física (R$ 200,00). Em quinto o Recanto da Amizade (R$ 150,00). A melhor torcida, a Atividade Física, recebeu R$ 100,00. Cada equipe foi agraciada ainda com cinco kits.

O secretário agradeceu o empenho de todos para que o evento concluísse com sucesso.

“Independente de quem ganhou a gincana, o mais importante é que todos compartilharam lindos momentos. A Gincana Social foi um sucesso graças a equipe de organização, prefeito Fabris e vice Bastian, aos secretários municipais, a equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, ao presidente da Câmara de Vereadores Jairo Zanatta, aos empresários guaporenses, ao presidente da Sociedade XV de Novembro, Ivanir Salvi e sua diretoria, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lurdes Marcas (Luli) e comunidade em geral. Foram muitas as doações e de coração agradecemos a todos. Nosso muito obrigado”, destacou o secretário.

Para 2020, a comissão organizadora preparará mais uma grande festividade de interação entre todos da melhor e maior idade.

Gincana Social

Recolhimento Tampas Plásticas