17/05/2024 Sec. de Assistência Social e Habitação

Secretaria de Assistência Social e Habitação atendeu dezenas de pessoas atingidas pelas fortes chuvas em Guaporé

Há duas semanas, equipes se revezam em atividades e no atendimento dos desabrigados e desalojados

O prédio onde está instalada a Secretaria Municipal de Assistência Social, a antiga estrutura do Curtume Termignoni, foi atingido pela força das águas do Arroio Barracão. No espaço, funcionava ainda o Conselho Tutelar, Junta do Serviço Militar (JSM), LEO Clube, entre outros. Móveis foram destruídos, documentos perdidos. Porém, as atividades para auxiliar os desabrigados e desalojados, bem como os outros munícipes que sofreram com a tragédia climática, continuaram e foram intensificadas.

Desde o dia 1º de maio, os servidores dividiram-se em equipes para atender a demanda daqueles que necessitaram do Recanto São Carlos, ponto oficial de abrigamento disponibilizado pela Administração Municipal, e das famílias nos bairros Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida), Centro, Nossa Senhora da Saúde, Santo André, Vila Verde, Pinheirinho e na zona rural.

“Foram dias e mais dias com servidores que se revezaram 24 horas por dia nas atividades, principalmente para atender as famílias em situação de abrigamento e os desalojados. Acolhemos, em um primeiro momento, 66 pessoas no Recanto São Carlos. Lá receberam um espaço digno, em totais condições e alimentação. Não deixamos faltar nada para ninguém que, de fato, necessitou da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Fizemos o possível e impossível”, disse o secretário Miguel Ângelo Rieck.

Dos 66 acolhidos no Recanto São Carlos, 53 retornaram para seus imóveis ou foram colocados em aluguel social. 13 ainda permanecem em novo abrigo ofertado pelo Poder Público. Miguel ressalta que, dentro do levantamento das famílias atingidas, 135 abandonaram temporariamente ou definitivamente sua habitação.

“Nós continuamos dando todo o suporte necessário àqueles que permanecem abrigados no Centro Municipal de Convivência do Idoso e quem precisar da Secretaria. Sabemos que é um momento complicado e estamos à disposição para oportunizar o melhor a todos”, concluiu o secretário.

Com o Centro Municipal Termignoni sem condições de receber a comunidade, os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Departamento de Habitação foram realocados na sala 103 da Casa da Cultura, no antigo espaço da Biblioteca. Centralizado e de fácil logística, os servidores atenderam cerca de 300 pessoas, de forma individualizada, que precisaram de informações, benefícios, entre outros.