14/11/2019 Sec. da Saúde

Secretaria da Saúde prepara a segunda etapa de vacinação contra o sarampo

Público alvo é da faixa etária dos 20 aos 29 anos. Imunização inicia no dia 18 e se estende até o dia 30 de novembro

A segunda etapa de vacinação contra o sarampo, com foco no público da faixa etária entre os 20 e 29 anos, inicia na segunda-feira, dia 18, e se estende até o dia 30 de novembro. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde. Para que a imunização seja um sucesso, assim como aconteceu com as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, faz um chamamento para o que os adultos/jovens compareçam no período.

A coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Regina Fin, salientou que a equipe de profissionais está preparada no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Nossa Senhora Aparecida, Triângulo, Bom Jesus e Promorar, para a aplicar a dose da vacina. Os adultos/jovens que residem no bairro São José devem se dirigir ao Posto Central. As unidades atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min nos ESFs. No Posto Central o funcionamento é das 7h às 19h sem interrupção ao meio dia.

“É extremamente importante que os adultos/jovens procurem as unidades de saúde para o recebimento da dose da vacina contra o sarampo. Ainda não há surto no Rio Grande do Sul. O Estado registrou cerca de 530 casos suspeitos de doenças exantemáticas (sarampo e rubéola), mas apenas 25 foram confirmados para o sarampo. Deste total, mais de 70% ocorreram em pessoas não vacinadas ou com o esquema incompleto. Os outros casos foram descartados. Por isso é necessário que a população esteja protegida para que não tenhamos um surto da doença no Estado e, principalmente, no município”, afirmou a coordenadora do Setor de Imunização.

Regina lembra que, apesar da segunda etapa ser destinada para o público dos 20 aos 29 anos, os bebês e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão ser vacinadas, uma vez que a meta dessa faixa ainda não foi atingida.

“A procura foi excelente e atingimos a meta de imunização. Porém, nem todos receberam a dose e é importante que os bebês e as crianças desta faixa etária estejam protegidas”, destacou.

Ao se dirigir até o Centro Municipal de Saúde ou as ESFs, é necessário levar o cartão de vacina para verificação das doses.