06/07/2022 Gabinete do Prefeito

Prefeito Fabris participa de Mobilização Municipalista na Capital Federal

Evento, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu mais de mil gestores de todo o Brasil

Mais de mil Chefes dos Poderes Executivos do Brasil estiveram presentes na “Mobilização Municipalista – Em defesa da pauta prioritária do movimento municipalista”, realizada no dia 5 de julho, em Brasília. Em viagem oficial a Capital Federal, o prefeito Valdir Carlos Fabris, participou do ato na sede da CNM e no Congresso Nacional. Convocado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento debateu as chamadas “pautas bombas”. Estas devem impactar imediatamente nas finanças das Administrações Municipais.

O mais preocupante, conforme Fabris, são as medidas que promovem a redução na arrecadação municipal e a criação de novas despesas.

“Torna a gestão municipal quase que insustentável. Quem vai sofrer são os munícipes. Todos os gestores buscam equilíbrio nas finanças para que os serviços prestados aos cidadãos possam ser de excelência. Esperamos, com a mobilização municipalista, reverter a situação”, disse.

Pela manhã, os gestores concentraram-se na sede da CNM e alinharam o discurso com as pautas prioritárias a serem debatidas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal (PEC 122/2015 que proíbe novas despesas sem fonte de custeio – o PL 1406/2015 ressarcimento renúncia do IPI, entre outras) e com os Poderes Executivo (segurança alimentar, defasagem de programas federais, restos a pagar, programa Auxílio Brasil, cortes no orçamento) e Judiciário (Royalties, ISS -  ADI 5835, obrigatoriedade de creches e ICMS). A tarde encontraram-se com os parlamentares e demais lideranças políticas.

Fabris, além da participação na Mobilização Municipalista, cumpre agenda oficial nos Ministérios e gabinetes dos representantes da bancada gaúcha (Deputados e Senadores). O prefeito, acompanhado do secretário de Turismo, Cultura e Esporte Odacir Toldi e do presidente da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) Silvio Borges, apresenta projetos e busca recursos para as mais diversas áreas.