23/09/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público parabeniza prendas e peão eleitos para representar a 11ª Região Tradicionalista

Prefeito Valdir Carlos Fabris, acompanhado da esposa Jane, participou de evento que valorizou a cultura do Rio Grande nas dependências do CTG Estirpe Gaúcha

Cultuar a história do nosso Rio Grande e valorizar quem continua enaltecendo o tradicionalismo dentro dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Piquetes de Laçadores. Com essa premissa, a Administração Municipal, através do prefeito Valdir Carlos Fabris, acompanhado da primeira dama Jane Fabris, esteve prestigiando a apresentação da 1ª Prenda Adulta da 11ª Região Tradicionalista (11ª RT) – Gestão 2021/2022, Yasmin Bueno Bonatto, 19 anos, em evento realizado nas dependências do CTG Estirpe Gaúcha, sob comando da patroa Albina Finatto Olmi. A festividade, com show do cantor nativista Marcelo Oliveira, contou com a presença do Coordenador da 11ª RT, Luiz Carlos Rigon.

Na oportunidade, Fabris parabenizou a jovem que representa a entidade tradicionalista guaporense. Yasmin foi eleita após participação na 51ª Ciranda Cultura de Prendas – Fase Regional, realizada no dia 7 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Médio São Roque de Carlos Barbosa.

“É com orgulho que nós, do Poder Público, parabenizamos todos aqueles tradicionalistas que seguem difundindo a história do nosso povo dentro e fora das entidades. Nada é mais bonito do que a cultura gaúcha. Nossas tradições e costumes devem ser valorizada. Como Chefe do Poder Executivo quero cumprimentar a jovem Yasmin pela conquista. Agora, tens a missão de continuar perpetuando e construindo, junto às comunidades pertencentes à 11ª Região Tradicionalista, o que nós temos de melhor, seja na dança, música, culinária e na cultura que é muito rica”, destacou.

O prefeito Fabris parabenizou também os tradicionalistas do CTG Os Desgarrados, sob liderança do patrão Alex Pandolfo, que foram eleitos para representar a 11ª RT: 1º Piá Farroupilha Felipe Amarante dos Santos e a 3ª Prenda Juvenil Eduarda Scorsatto Marcuzzo. A dupla participou, assim como Yasmin, dos concursos (33º Entrevero Cultural de Peões e a 51ª Ciranda Cultural de Prendas) organizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

“É com o incentivo dos familiares e das patronagens dos CTGs que vamos continuar valorizando a história do nosso Rio Grande. Que o Felipe e a Eduarda, que representam essa nova geração, possam ser fontes de inspiração para as crianças e adolescentes”, disse Fabris que, na retomada dos eventos na entidade tradicionalista foi representado pelo vice-prefeito Adalberto Bastian no CTG Os Desgarrados.

As prendas Yasmin, Eduarda e o peão Felipe serão os representantes de Guaporé e a 11ª RT na fase estadual que está marcada para o mês de maio de 2022.