16/03/2020 Sec. da Fazenda

Poder Público encaminha carnês do IPTU para contribuintes em Guaporé

Valor lançado em 2020 é de R$ 9,5 milhões. Expectativa é arrecadar cerca de R$ 7,49 milhões

14.900 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), emitidos pelo Poder Público, através da Secretaria Municipal da Fazenda, começaram a ser distribuídos aos proprietários de imóveis urbanos (residências ou terrenos) pelos colaboradores da agência dos Correios de Guaporé. Para o ano de 2020, a projeção de arrecadação, com reajuste aplicado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de 7,30%, gira em torno de 9,50 milhões. Esse foi o valor lançado para o IPTU. Porém, a previsão para a entrada nos cofres da Administração Municipal é de R$ 7,49 milhões.

O contribuinte poderá quitar o IPTU 2020 de duas formas. Pagando o imposto em parcela única até o dia 13 de abril – com desconto de 10% - ou em quatro vezes. Os vencimentos das parcelas são: abril (dia 13), junho (dia 10), agosto (dia 12) e outubro (dia 13). Os pagamentos poderão ser efetuados na rede bancária, lotéricas e na tesouraria da Prefeitura, localizada no primeiro andar.

“A previsão é arrecadar até o dia 13 de abril, quando vence a parcela única, o valor de R$ 6,2 milhões, ou seja, 78% do valor total do IPTU para o ano. O histórico dos contribuintes é a opção pelo pagamento à vista, aproveitando os 10% de desconto”, destacou Grando.

O valor do imposto, que permanece 100% nos cofres do Município, é investido em infraestrutura urbana, segurança, mobilidade, agricultura, entre outras melhorias para os munícipes. Conforme o secretário Grando, do total arrecadado, 25% são obrigatoriamente investidos na educação e outros 15% na área da saúde.

“60% do valor arrecadado é investido no pagamento de serviços como a coleta de lixo, por exemplo, e na infraestrutura da cidade. Por lei, somos obrigados a destinar 40% do valor para as áreas da educação e saúde. É bom deixar claro aos munícipes que o IPTU é o único imposto pago que sua integralidade entra nos cofres da Administração Municipal e é todo investido em benefício da comunidade”, afirmou.

Mais informações sobre os carnês do IPTU podem ser obtidas no Setor de Arrecadação através do telefone (54) 3443.5646.