27/05/2020 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público de Guaporé planeja retomada do turismo pós Covid-19

“Selos de Segurança” estarão expostos em estabelecimentos dos segmentos da Gastronomia, Comércio e Hotelaria

Vivendo um grande momento no setor turístico, a cidade de Guaporé, assim como municípios do Vale do Taquari e Serra Gaúcha, viram a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) praticamente destruir com os sonhos de muitos empreendedores e fomentadores da “indústria sem chaminé”. O projeto de reativação do trem de passageiros na Ferrovia do Trigo – EF-491 em viagens turísticas entre Guaporé e Colinas, bem como os investimentos dos empresários no turismo de compras, gastronômico, religioso, esportivo, ecoturismo e enoturismo, terão que ser recomeçados e parte dos órgãos públicos e comunidade precisa impulsioná-los.

A retomada, conforme os analistas do mercado, será gradual e o segmento levará mais tempo para se recuperar dos efeitos da crise. Porém, com boas ações é possível reaquecer o setor. Buscando reativar a movimentação de turistas e minimizar as perdas econômicas, o Poder Público de Guaporé, através das Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, e Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Secretaria da Saúde, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Belas Guaporé, Rotas das Paixões, Associação de Joias e Lingerie (Ajoli), criaram um selo de segurança para os estabelecimentos da gastronomia, hotelaria e comércio.

“Vivíamos um momento promissor no turismo em Guaporé e região. Infelizmente a pandemia da Covid-19 fez um estrago. Nosso objetivo é valorizar o setor que está extremamente fragilizado e sem perspectivas de crescimento. O selo de segurança, para os segmentos da gastronomia, hotelaria e comércio, será um diferencial neste momento de incertezas. Os estabelecimentos que aderirem à proposta estarão identificados e consequentemente dentro de todas as normas sanitárias e protocolos de saúde/higienização estabelecidos. Sabemos que não será fácil a retomada, mas tomamos a iniciativa de querer mudar a desesperadora realidade que o turismo enfrenta. Estamos dando um passo importante para voltarmos a crescer”, disse o secretário Thiago Reder, do Turismo, Cultura e Esporte que, ao lado da equipe, coordenará o trabalho.

Os selos serão denominados de: Gastronomia Segura; Hospedagem Segura; e Compra Seguras. Os estabelecimentos que aderirem ao projeto passarão por fiscalização da Vigilância Sanitária, COE e das secretarias para verificar se estão adequadas e cumprindo todas as normas de saúde.

“É um projeto muito bem pensado pelo Poder Público e extremamente profissional. Queremos dar segurança para os proprietários e colaboradores dos estabelecimentos envolvidos e, principalmente, para os turistas. São eles que irão contribuir com a retomada econômica do setor”, disse o secretário Vilson Vicente Biessek, de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Biessek salientou ainda:

“São muitos empregos nos setores da gastronomia, hotelaria e no comércio e buscamos, com a campanha, preservá-los. A economia depende da movimentação dos turistas, mas esses devem estar seguros nos lugares que irão visitar. Acreditamos que se valorizará o regional. As pessoas que antes procuravam viagens para o exterior irão procurar saber mais sobre o seu arredor, a região que vive e a própria cidade. Muitos não conhecem as potencialidades do lugar onde vivem. Estamos seguros na proposta e acreditamos no potencial turístico que Guaporé e municípios próximos possuem”.

Aos poucos o projeto, que foi lançado oficialmente na Casa da Cultura na terça-feira, dia 26 de maio, se torna real e de forma controlada e segura voltará a atrair visitantes para a cidade.

Abaixo:

Documentos para baixar das Normativas Gerais, Regulamento e Solicitação do Selo