30/03/2022 Sec. de Educação

Poder Executivo assina contratos com o Sesi e Senai para qualificação de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino

Serão mais de 120 estudantes beneficiados com atividades no contraturno e cursos de iniciação profissional

Mais um importante passo para a qualificação e profissionalização dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Guaporé foi dado na manhã da quarta-feira, dia 30 de março, no gabinete do prefeito Valdir Carlos Fabris. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, firmou parcerias com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a oferta de cursos vagas nos programas “Contraturno Escola” e “Curso de Iniciação Profissional – Despertando Vocações para o Mundo do Trabalho e das Profissões”, respectivamente.

Com a presença da secretária Veridiana Tonini, gerentes operacionais do SESI Jairo Talarico e do Senai Jerry Amarildo Higner, empresários Júlio Roos (Marel) e Edilson Deitos (Zandei Plásticos), o prefeito Fabris assinou os contratos para a execução dos programas que irão beneficiar mais de 120 estudantes das Escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon.

“O que estamos anunciando e confirmando com o SESI e Senai não são programas do Governo Fabris e Bastian, são ações que beneficiam Guaporé. Necessitamos avançar na qualificação dos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e para o futuro. Estamos dando os primeiros passos e acreditamos no sucesso da parceria, que rendeu bons frutos em 2021”, disse.

Com o SESI, o Município, através do projeto “Cidade Educadora: A teia que constrói sonhos”, estará disponibilizando 44 vagas para o atendimento de crianças de 6 a 12 anos do ensino fundamental. A proposta tem como objetivo desenvolver ações de aprendizagem nas áreas de Letramento Científico, Tecnologias Educativas, Esporte e Cultura, bem como estimular a leitura, curiosidades e competência em solucionar situações-problemas.

“Precisamos, como Poder Público, olhar o pedagógico e incentivar nossos alunos a estarem um turno na escola e o outro em espaços educativos. Com o SESI, a caminhada tem como foco principal auxiliar no desenvolvimento da alfabetização e letramento, raciocínio lógico, leitura e interpretação, respeitando a faixa etária de cada educando”, afirmou Veridiana.

O Senai estará disponibilizando para os estudantes, através do contrato assinado com o Poder Executivo, quatro cursos profissionalizantes: De Eletrônica Analógica e Digital, Robótica Lego Zoom, Fundamentos para Programação de Software Têxteis e Design, Modelagem e Tecnologias. Sucesso em 2021, o projeto “Trilhas da Aprendizagem” foi ampliado de 39 para 78 vagas e estará despertando vocações para o mundo do trabalho.

“Dentro de uma cidade educadora precisamos estar incentivando o trabalho em rede e parceria com a iniciativa privada e instituições. Para nós, a celebração da parceria é motivo de orgulho e satisfação. É um dos grandes passos que Guaporé está dando para ser uma cidade educadora”, salientou a secretária.

Participaram ainda do ato de assinatura dos contratos com o SESI e Senai, integrantes do Escritório da Emater/Ascar-RS, Conselho Municipal de Educação, servidores da municipalidade e das instituições parceiras.