19/01/2023 Sec. do Meio Ambiente

Parque Ecológico Municipal será refúgio de paz e educação em meio à natureza

O local é um verdadeiro presente da natureza

Um refúgio de paz e educação ambiental em meio a um parque de natureza centenária, preservada em pleno perímetro urbano. O Parque Ecológico Municipal Honorato Toniollo, que também abriga a escola Ayni, receberá uma completa revitalização da área pública. Este é um dos principais projetos ambientais para 2023. A secretaria de Meio Ambiente apresenta este presente para a comunidade, atual e futuras gerações, entregando um lugar onde a infraestrutura esteja em harmonia com a natureza.

“ O Parque Ecológico Municipal Honorato Toniollo, conhecido antigamente como o Parque dos Maristas, tinha um lugar muito famoso e procurado, popularmente conhecido como 'boio', a piscina dos Maristas. Um espaço de paz, que conecta o urbano à natureza, e nos brinda com nascentes e córregos com águas cristalinas, árvores centenárias que todos merecem conhecer e desfrutar de forma consciente e sustentável. Este já um espaço para conexão de pessoas com a natureza! Estamos projetando melhorias e revitalização de forma sustentável, que oportunizará aos visitantes uma imersão no patrimônio ambiental e cultural do nosso município”, comemora a secretária Monia Zampeze.

Trilhas, bancos, áreas de descanso, para leitura, contemplação e estudo ambiental, além de recuperação da área da “piscina”, contemplam o projeto de integra materiais e cores com a própria natureza. Além disso, a estrutura em prédio já existente será transformada do Memorial Carreiro. “A importância do rio, das espécies lá encontradas, da história, estarão no Memorial, para se transformarem em visitas guiadas para estudantes, visitantes e comunidade. O projeto une Meio Ambiente, Turismo, Educação e desenvolvimento sustentável”, explica.

O local é um verdadeiro presente da natureza, atraindo pássaros, cigarras, com temperatura agradável nas sombras das árvores e que ficará ainda mais confortável para a comunidade.