01/07/2021 Sec. de Educação

Para qualificar o aprendizado, Administração Municipal firma parceria com o SESI

Para alunos dos seis aos 12 anos das Escolas Alexandre Bacchi e Dr. Jairo Brum serão ofertados, no turno inverso, atividades de robótica, oficinas e reforço escolar

Os tempos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 são desafiadores para os profissionais da área da educação. Crianças, adolescentes, jovens e adultos tiveram, por quase 15 meses, um prejuízo incalculável no desenvolvimento educacional. Mesmo com o esforço da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, o conteúdo repassado pelos educadores em aulas à distância (remotas) não é fácil a absorção pelos alunos. O aprendizado ficou prejudicado, porém, não faltarão investimentos para recuperar o tempo perdido.

Com aval do prefeito Valdir Carlos Fabris, a secretária Veridiana Maria Tonini elaborou um projeto voltado a vivências teóricas, práticas e conteúdos relacionados à formação dos alunos em diversas áreas do conhecimento em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), nos mesmos moldes com o que está em andamento com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A assinatura do contrato de parceria com o SESI aconteceu no gabinete do prefeito Fabris contando com a presença do gerente de Operações Jairo Talarico e a analista de educação Thais Reder.

O Município investirá R$ 8 mil mensais em 30 vagas para que alunos dos seis aos 12 anos das Escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi (bairro São Cristóvão) e Dr. Jairo Brum (bairro Santo André), em especial aqueles que vivem em famílias em situação de maior vulnerabilidade social e econômica, participem de atividades educacionais no turno inverso ao da escola regular. Serão ofertadas oficinas, cursos, aulas de robótica, recreação e reforço escolar.

“O olhar dos profissionais da educação de Guaporé sempre foi, diante da problemática causada pela pandemia, de como poderíamos recuperar a aprendizagem dos nossos alunos, principalmente aqueles com a idade não condizente com a turma na qual estão inseridos. Firmamos parecerias com o SENAI e começamos, neste mês de julho, as atividades com o SESI. Estamos convidando os alunos e, consequentemente as famílias, para que participem das atividades propostas no projeto ‘Turno Inverso – Trilhas da Aprendizagem’ que ofertará aprendizado no contraturno da escola regular”.

Veridiana complementou:

“O investimento abre uma nova caminhada para os alunos da Rede Pública Municipal. O ensino integral será fundamental para recuperarmos a defasagem educacional provocada pela pandemia”.

No total, a Administração Municipal investirá mais de R$ 130 mil para que alunos frequentem as atividades em muitas áreas do conhecimento propostas pelo SENAI e SESI. Para 2021, a proposta, com total aval do prefeito Fabris, é ampliar os recursos desprendidos para a continuidade do projeto ‘Turno Inverso – Trilhas da Aprendizagem’.