18/02/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Para além da joia e da lingerie: A riqueza histórica do município de Guaporé

Espaço está aberto para visitação diariamente de manhã e à tarde. Visitações guiadas para conhecer esse rico acervo histórico do município de Guaporé podem ser agendadas através do telefone (54) 3443.5470.

Localizado na Avenida Alberto Pasqualini, nº 931, no centro da cidade de Guaporé, o Museu e Arquivo Histórico de Guaporé se abriga na casa secular, construída em 1902, onde morava o Intendente Vespasiano Corrêa, responsável pela promoção do município à categoria de cidade. O imóvel fora posteriormente adquirido pelo ilustre Coronel Agilberto Atílio Maia, permanecendo residência familiar até 1979, quando foi vendida ao Poder Público Municipal.

A compra do imóvel, que por si só já carregava parte da história do município, foi realizada com o intuito da criação de um museu, que teria como principal função salvaguardar e divulgar a história da imigração italiana em Guaporé. Sendo assim, o Museu e Arquivo Histórico de Guaporé é idealizado e fundado em 04 de dezembro de 1984, tendo sua inauguração oficial em 03 de março de 1985. No decorrer de seus 36 anos de existência, o Museu viveu altos e baixos, passando por duas restaurações e reinaugurações, a primeira delas em 1999 e a segunda em 2019, sendo esta última a mais significativa para o espaço, uma vez que o Museu e Arquivo Histórico de Guaporé se encontrava interditado devido às péssimas condições do prédio, que oferecia perigo aos visitantes e ao estado de preservação do acervo.

Inicia-se então, no governo Fabris e Bastian, um intenso movimento de recuperação do espaço, culminando em duas conquistas importantes para o campo histórico municipal, que consistem no tombamento da Casa Maia como patrimônio Histórico e Cultural do Município de Guaporé, ocorrido em 22 de outubro de 2019, e a reinauguração do museu, agora com o nome de Museu Municipal de Guaporé, ocorrido em 19 de dezembro de 2019.

Atualmente o Museu Municipal, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes e da Direção do Museu, conta com oito salas de exposição, entre elas duas dedicadas a contar a história da ascensão da joia e da lingerie no município, uma dedicada às exposições temporárias e as outras cinco a representar elementos da vida cotidiana dos imigrantes que povoaram o município desde 1880.

O espaço está aberto para visitação diariamente de manhã das 8h30min às 11h30min e à tarde das 13h30min às 17h30min. Visitações guiadas para conhecer esse rico acervo histórico do município de Guaporé podem ser agendadas através do telefone (54) 3443.5470.