23/09/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Museu Municipal participa da 15ª Primavera dos Museus “Perdas e recomeços”

Programação, somente virtual, acontece até o dia 26 de setembro e tem como objetivo fomentar e valorizar a memória e o patrimônio cultural de Guaporé

Criado em 1984, após o prédio ser adquirido pelo Poder Público, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Guaporé é um dos espaços mais belos da área central. A Casa Maia, sede histórica da cidade, foi construída em 1900 e, após passar por várias restaurações – a mais vultuosa em 2019, abriga parte da trajetória cultural, econômica e esportiva dos mais de 117 anos da “Capital da Hospitalidade”.
Com as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o local está se reinventando para continuar mostrando a história de Guaporé para a comunidade e visitantes. De 20 a 26 de setembro, o Museu Municipal participa da 15ª Primavera dos Museus: “Perdas e Recomeços”, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O projeto tem como objetivo promover as instituições museológicas de todo o país, fomentando a valorização da memória e o patrimônio cultural.
Dentro da temática proposta, o Museu Municipal de Guaporé irá publicar na sua página na rede social Facebook, até o dia 24 de setembro, fotografias do acervo histórico da instituição que foram colorizadas digitalmente, representando a possibilidade de novas leituras para “velhos” objetos.
Além da atividade virtual, o Museu Municipal estará funcionando no sábado, dia 25, das 9h às 16h. Todos que desejam saber um pouco mais sobre a história do município poderão visita-lo. É obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento pessoal durante a permanência no espaço. Haverá um número limitado de pessoas a cada visitação.