25/11/2022 Gabinete do Prefeito

Município de Guaporé é condecorado no 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal

Três projetos desenvolvidos pelas secretarias da Educação e Fazenda estiveram entre os melhores do Estado

“Estar entre os melhores projetos avaliados pela Famurs no Rio Grande do Sul é um reconhecimento que merece ser comemorado por todos os guaporenses. Nos orgulhamos do trabalho desenvolvido pelos nossos servidores com o objetivo de valorizar as pessoas, proporcionando-lhes melhores condições de vida”. Sabedor do potencial de transformação que cada um dos três projetos finalistas tem na comunidade e estes condecorados pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito Valdir Carlos Fabris ficou entusiasmado e orgulhoso com o resultado obtido no 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal. A divulgação e a premiação aos vencedores aconteceram no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, durante o Smart Cities Park – evento nacional sobre de inovação e empreendedorismo.

O Prêmio Boas Práticas contou com a participação de 557 projetos, inscritos por 220 prefeituras em 15 categorias. Destes, 45 premiados de 36 municípios destacaram-se. Guaporé esteve entre eles. Três projetos desenvolvidos pelas Secretarias da Educação e Fazenda, “Bem Viver”, “Guaporé: Cidade Educadora” e Educação Fiscal e Efetivo, foram condecorados com troféus, placas de homenagem e certificados, concluindo, após análise criteriosa dos avaliadores, entre os três melhores do Rio Grande do Sul.

“São ações desenvolvidas nas escolas que espalham-se por todos os munícipes. Não se restringem apenas a transformar as crianças, adolescentes e jovens no ambiente educacional. Estes são multiplicadores deste conhecimento obtido em sala de aula e, com certeza, transformam muitas vidas para melhor e tornando a nossa cidade boa para se viver”, destacou Fabris.

Na categoria Direitos Humanos, o projeto “Bem Viver”, que desenvolve ações educativas na construção de uma cultura de não-violência nas escolas desde 2019, terminou na terceira colocação entre os 20 inscritos. Entre os 109 participantes da categoria Educação, o projeto “Guaporé: Cidade Educadora”, que promove o aprofundamento do conceito de cidade educadora e as suas aplicações práticas nas políticas dos municípios para que todos assumam responsabilidades na transformação dos espaços de respeito pela vida e diversidade, ficou com a segunda colocação. Na categoria Fazenda, o projeto “Educação Fiscal e Efetivo”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon que busca incentivar a valorização e incentivo às compras no comércio local com nota fiscal e CPF, classificou-se na terceira posição entre os 17 que concorreram.

“Não é só o troféu, placa de reconhecimento e certificado, enfim, o prêmio em si que devemos valorizar. Claro que isso nos deixa muito orgulhosos, emocionados e representa muito para a Administração Municipal perante os 497 municípios gaúchos. O mais importante é a continuidade dos projetos para que possamos seguir crescendo como sociedade. Esse é o nosso maior prêmio”, afirmou Fabris.

O Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais. A iniciativa conta com o patrocínio de Banrisul, Gênios Educacional, 1Doc, GOVBR e Badesul.