13/12/2022 Gabinete do Prefeito

Missa na Igreja Matriz marca os 119 anos de uma linda história da “Capital da Hospitalidade”

Pe. Joel Ferrari, pároco, foi responsável pela celebração religiosa que encantou autoridades municipais e a comunidade

“Guaporé, meu pedaço de Brasil,

Minha linda e formosa cidade!

O povo te quer, te ama e te chama

Capital da Hospitalidade”

Em um dos versos do Hino de Guaporé, com letra de Iracema Daskoski e melodia de Sérgio Brum e Romualdo Dal Mas, a expressão mais bela da “Capital da Hospitalidade” que, no dia 11 de dezembro, completou 119 anos de emancipação político-administrativa. O município, que destaca-se no cenário como polo das joias folheadas e lingeries, além da forma em outros setores industriais e com crescimento elevado no agro, localiza-se na Serra Gaúcha e conta com cerca de 30 mil habitantes. Consolida-se no turismo na região e, ao lado das demais cidades, forma-se como um ponto referencial em solo gaúcho.

É em Guaporé, colonizado pelos imigrantes italianos, que comemoramos mais um ano de desenvolvimento. Para brindar e agradecer as conquistas ao lado da comunidade, uma missa em ação de graças, celebrada pelo pároco, pe. Joel Ferrari, e animada pelo Coral Comunicação Unicanto, foi realizada na noite do domingo, dia 11 de dezembro, na Igreja Matriz Santo Antônio. A atividade, que contou com a presença de secretários e servidores da municipalidade, integra a programação “Uma Joia de Natal”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Valdir Carlos Fabris, afirmou que a comunidade comemora alegre 119 anos de história, de trabalho, de superação, de desenvolvimento, de dificuldades vencidas pelos imigrantes, do surgimento da agricultura, aos primeiros empreendimentos industriais, da tradição do ramo joalheiro ao desenvolvimento da confecção, passando pelo metalmecânico, ao comércio e serviços.

“Ao longo das décadas Guaporé conquistou qualidade de vida, oportunidades, serviços de excelência e felicidade. Desenvolvimento e progresso alicerçados na agricultura, na indústria, no comércio e no turismo”, destacou.

Fabris lembrou que 2022 foi especial e Guaporé ganhou o Brasil com conquistas que o consolidam como um dos melhores para se viver. 13º melhor município para se viver entre as cidades com até 50 mil habitantes no Brasil, segundo ranking da Revista IstoÉ, e primeiro lugar no país em Gestão. Premiado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) com três projetos nas áreas de educação e fazenda, além de outras conquistas como o Ginásio Municipal Multiuso, Trem dos Vales e Mostra Guaporé.

“Então, apesar de todos os desafios impostos pelo ano de 2022, nós guaporenses temos muitos motivos para celebrar, para agradecer e para festejar em comunidade. Que 2023 venha cheio de novos projetos, novos sonhos e novas conquistas. Mas que nunca percamos o essencial: nossa fé, nossa união, nosso espírito comunitário e nosso orgulho de sermos filhos desta terra! Viva Guaporé!”, disse o prefeito.

Na sequência, em coro com a comunidade católica presente no templo religioso, todos cantaram parabéns à você em alusão aos 119 anos de história do município.