24/10/2024 Sec. de Educação

Meninas da Escola Municipal Imaculada Conceição conquistam os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs)

Em Canoas, na Etapa Estadual, o educandário venceu a modalidade de Basquete nas categorias Infantil e Juvenil. Meninos terminaram na terceira posição

Com direito a carreata em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), as meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, de Guaporé, conquistaram a Etapa Estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) – modalidade Basquete. Foram dois primeiros lugares nas categorias Infantil e Juvenil. Os garotos da categoria Infantil, motivos de orgulho do educandário, terminaram com a medalha de bronze.

A grande finalíssima da 53ª edição dos Jergs, reunindo mais de dois mil estudantes de escolas das Redes Públicas Municipal e Estadual, aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no campus de Canoas. Pela primeira vez, todas as modalidades (basquete, atletismo, futsal, handebol, xadrez, tênis de mesa, voleibol, orientação e bocha paralímpica) estavam em disputa em um único lugar. Além destes, a edição contou com os jogos eletrônicos, chamados E-Sports.

Para chegar até a final, as meninas e meninos do Conceição passaram por três etapas: Municipal, Coordenadoria e Regional. Não deram chances aos adversários e, no Complexo da Ulbra, colocaram em quadra, ao longo das partidas, muita técnica, raça e dedicação. Representaram como nunca o educandário e o município. Orgulharam a direção, profissionais da educação, colegas, familiares e uma comunidade que, de longe, mandava boas energias.

“Nossa Escola, assim como aconteceu em 2022, sagrou-se campeã estadual de Basquete. Conquistamos dois títulos: categorias Infantil e Juvenil com as meninas que nos encheram de emoção. E os meninos ficaram em terceiro. Muito orgulho deles. Todos foram maravilhosos dentro e fora de quadra. É um prazer enorme dar aula para essas turmas. Alegria que transborda no nosso peito”, disse a coordenadora e professora de educação física, Cássia Ortolan que enalteceu o trabalho realizado pelos professores Arthur Filippon e Henrique Moroni (do Richmond Basquete Guaporé) junto com as meninas e meninos.

A diretora Geani Paula afirmou que o incentivo à prática esportiva, independente da modalidade, é salutar para todos.

“Somos grandes apoiadores e incentivadores do esporte na escola. Estamos muito felizes com a conquista que é da comunidade escolar. É através do esporte que encaminhamos esses meninos e meninas para a vida”, disse Geani que aproveitou o momento para agradecer todos os profissionais de educação e familiares que estiveram envolvidos para que os meninos e meninas pudessem estar focados e concentrados para dar o melhor dentro de quadra.

Para disputar a etapa nacional em 2025, as meninas deverão passar por mais uma fase em solo gaúcho. Os enfrentamentos das categorias Infantil e Juvenil serão diante das escolas campeãs entre as particulares.