Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
29/10/2024 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

“Maleta Fiscal: Chegando na sua casa para construir uma Guaporé mais cidadã” é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024

Desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Guaporé, projeto ensina de forma lúdica a importância dos tributos

Com objetivo de conscientizar os alunos a se desenvolverem integralmente como cidadãos, reconhecendo seu papel na sociedade, especialmente no que tange à exigência da nota fiscal, com a inclusão do número do CPF, no ato de cada compra, o projeto “Maleta Fiscal: Chegando na sua casa para construir uma Guaporé mais cidadã” é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação com apoio da Secretaria da Fazenda, o projeto, que está entre os cinco escolhidos do Rio Grande do Sul, engloba alunos dos 6º anos das escolas de Ensino Fundamental Zaida Zanon, Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição e Dr. Jairo Brum.

A coordenação das atividades, que estão sendo realizadas desde março de 2024, é da professora Gislaine David Zamban (Escola Zaida Zanon) que tem ao seu lado, como idealizadora da “maleta fiscal”, a professora Cláudia Girardi De Bona (Escola Imaculada Conceição). Elas, integrantes do Grupo Municipal de Educação Fiscal, buscam conscientizar os alunos e seus familiares, de forma lúdica e divertida, o que é educação fiscal, a importância dos impostos para o dia a dia, os problemas gerados pela sonegação, entre outros.

“As crianças precisam entender qual é a função social do tributo e a importância para uma cidade cada vez melhor para se viver. Desta forma, repassam informações para seus pais. Por isso, é necessário ensiná-las para que exijam sempre, no ato de cada compra, a nota fiscal. Desta forma, trabalhamos a cidadania em cada um deles”, disse Gislaine.

Na “maleta fiscal”, conforme a professora Claudia, há diversos jogos como memória, sudoko, tiro ao alvo dos impostos, bolsinhos dos impostos, dominó e folders. Todos relacionados à função social do tributo. Enviada para as residências das famílias, junto com guloseimas e uma garrafinha de água, a maleta é uma forma prática e simples de aprendizado.

“Os alunos têm muita facilidade de aprender e, principalmente, ensinar. Conseguem conscientizar seus familiares sobre a importância dos tribunos para o futuro da sociedade. Tivemos retornos positivos de momentos de aprendizagem e diversão com a maleta nas casas. O projeto foi satisfatório e produtivo”, afirmou Cláudia.

O projeto “Maleta Fiscal” conta com a colaboração do Sicredi, Sicoob e da empresa Zandei Plásticos.

 

Premiação

Escolhido entre os melhores do Rio Grande do Sul, o projeto “Maleta Fiscal: Chegando na sua casa para construir uma Guaporé mais cidadã” será analisado nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília, por uma Comissão Julgadora Nacional. A comissão é composta por representantes do Ministério da Educação, da Receita Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da OAB Nacional, da Conamp, entre outros órgãos e instituições.

Cabe à Comissão Julgadora escolher 13 finalistas – sendo quatro escolas, três instituições, três matérias da imprensa e três projetos de tecnologia – que participarão da cerimônia de premiação, marcada para o dia 4 de dezembro, no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Em 2024, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal recebeu 248 inscrições.

“Nossa expectativa é estar entre os melhores na nossa categoria. É um sonho, mas estamos confiantes e acreditamos que vamos viajar para Brasília para receber a premiação. Quem sabe Guaporé, através desse lindo projeto, não seja premiado”, destacaram as professoras Gislaine e Cláudia.

Outras Notícias