20/01/2022 Gabinete do Prefeito

Junta do Serviço Militar de Guaporé está com inscrições abertas para o alistamento militar

Prazo, para jovens que completam 18 anos em 2022, encerra no dia 30 de junho. Alistamento é obrigatório e pode ser feito no site alistamento.eb.mil.br ou no aplicativo Exército Brasileiro

Os jovens, brasileiros e do sexo masculino, que completam 18 anos em 2022, ou seja, nascidos em 2004, estão convocados pelo Exército Brasileiro para realizarem o alistamento militar. A inscrição, que é obrigatória, acontece até o dia 30 de junho, conforme destacou a secretária da Junta do Serviço Militar (JSM), de Guaporé, Paula De Pauli. Para realizar o cadastro é necessário acessar o site alistamento.eb.mil.br com a carteira de identidade ou carteira de trabalho, CPF, comprovante de endereço com CEP em mãos e preencher todos os dados necessários. Há possibilidade também de realizá-lo pelo aplicativo “Exército Brasileiro”.

Segundo Paula, após o preenchimento o candidato deverá imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovar sua inscrição no Exército Brasileiro. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

“Acessando o site ou pelo aplicativo no celular, o jovem que completa 18 anos este ano, pode fazer o cadastramento de forma segura, evitando assim o deslocamento até a Junta do Serviço Militar. É fácil, prático e agiliza o processo para o alistamento. Caso o jovem não tenha acesso à internet ou não consiga efetuar o procedimento, poderá vir até a Junta, localizada no Centro Municipal Termignoni, que estaremos à disposição para ajudá-lo”, disse a secretária.

Conforme Paula, o alistamento é obrigatório e quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá, por exemplo, obter passaporte ou prorrogar sua validade, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público, entre outras.

A JSM de Guaporé atende das 8h30min às 11h30min e das 13h30min até às 17h30min. Informações sobre o alistamento militar podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443.5854.