16/05/2024 Sec. de Assistência Social e Habitação

Guaporenses podem solicitar o Saque Calamidade FGTS

Trabalhadores afetados pela enchente poderão sacar até R$ 6.220,00, caso haja saldo na conta. Recurso estará liberado, informa a Caixa Econômica Federal

Com a publicação do Decreto de Calamidade Pública (N.º 7.574/2024) na sexta-feira, dia 3 de maio, e o reconhecimento por parte do Governo Federal no dia 5, a Administração Municipal está entre os municípios gaúchos que receberam o aval para que os trabalhadores afetados pela enchente consigam efetuar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O valor de até R$ 6.220,00, caso haja saldo na conta, está liberado desde a quinta-feira, dia 16. O saque poderá ser feito por meio do aplicativo FGTS, sem a necessidade do comparecimento na agência.

O Saque Calamidade do FGTS é permitido para trabalhadores que se encontram em situação de necessidade pessoal, grave e urgente por causa de um desastre natural que tenha atingido a área da residência. Ao fazer o pedido, o beneficiado poderá indicar uma conta da Caixa para receber os valores, incluindo a poupança social digital pelo Caixa Tem, ou de outra instituição financeira, sem nenhum custo. Após a solicitação, o valor é creditado na conta do usuário em no máximo cinco dias úteis.

Como solicitar o saque FGTS

O caminho para solicitar o saque no App FGTS é: “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência.