15/08/2022 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé recebe a 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Centelha do Fogo da Pátria foi entregue pela Liga da Defesa Nacional (LDN) ao prefeito Valdir Carlos Fabris e representantes do Grupo Escoteiro Nacê

No ano em que comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, o município de Guaporé recebeu da Liga da Defesa Nacional (LDN) a 85ª Corrida do Fogo Simbólico. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades municipais e militares, representantes de entidades, de classe, civis, tradicionalista, cultural e servidores da municipalidade, foi liderada pelo prefeito Valdir Carlos Fabris e aconteceu na tarde da segunda-feira, dia 15 de agosto, na praça Vespasiano Corrêa.

A centelha do Fogo da Pátria, trazida pela LDN, foi conduzida pela Avenida Silvio Sanson pelos sargentos Rebello e Cruz, do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM) e pelo soldado Lopes, do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM). O trio estava escoltado por viaturas das Instituições e chamou a atenção durante o trajeto. Na chegada em frente à Prefeitura Municipal, escoteiros fizeram o acompanhamento até o largo central. O prefeito Fabris recebeu das mãos do coronel Ataíde Moraes Rodrigues a centelha e, acompanhado de dois escoteiros, realizou o acendimento da pira e deu início à cerimônia. Os pavilhões do Brasil, Rio Grande do Sul, Município de Guaporé e Mercosul foram hasteados. A temática Nacional e Estadual deste ano é: “200 anos da Independência do Brasil – A Alma de uma Nação é o Espírito Patriótico de Seu Povo”.

“Envolvida por um imensurável sentimento de patriotismo vem a Liga da Defesa Nacional até esse pujante município para trazer uma centelha do fogo simbólico da pátria. Desta vez, o procedimento tem um significado especial: coincide com os festejos do Bicentenário da Independência do Brasil. Momento mais do que propício para que todos nós façamos uma séria e profunda reflexão sobre o nosso comportamento cívico e patriótico, quer na forma individual, quer na forma coletiva”, disse o coronel Ataíde.

Em seu pronunciamento, após o recebimento de um certificado de participação na Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, o prefeito Valdir Carlos Fabris afirmou que ser patriota não significa fechar os olhos para os problemas de uma nação, significa que, apesar dos problemas, todos nós estamos juntos lutando por um lugar sempre melhor para viver, para criar nossa família, para desenvolver nossas habilidades.

“Pátria é o Brasil e nela cabe o Rio Grande do Sul, a nossa Guaporé, o nosso bairro, o nosso prédio, a nossa casa, a nossa família. Pátria é a terra onde semeamos sonhos e colhemos realizações. Precisamos sentir orgulho do lugar que nos acolhe todos os dias, com as infinitas possibilidades de cada amanhecer”, destacou.

Fabris ressaltou o significado e a importância do tema municipal “Guaporé meu pedaço de Brasil, aqui é bom de viver”.

“Reflete nosso orgulho de construirmos essa cidade referência no Brasil! 13º município em qualidade de vida, 1º em gestão! Que alegria estarmos celebrando esse momento ímpar! Que alegria darmos início aos festejos da nossa Pátria! Que essa chama fique cada vez mais luminosa no coração de cada um de nós”.

Além de Guaporé, mais de 300 municípios receberão a centelha patriótica das dez equipes da LDN que deslocam-se pela Região Metropolitana e interior gaúcho.