01/07/2022 Gabinete do Prefeito

Guaporé entre as 15 “Melhores Cidades do Brasil 2022”, aponta publicação da Revista IstoÉ

Ranking, iniciativa da Editora Três e da Austing Rating, calcula 281 indicadores, entre eles Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais

Realizado pela Editora Três e Austing Rating, o ranking “Melhores Cidade do Brasil 2022”, publicado pela Revista IstoÉ na quarta-feira, dia 29 de junho, colocou Guaporé na 13ª posição entre os municípios de pequeno porte. O ranking, dividido nas categorias Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte – além da Geral, analisa dados públicos de 5.565 cidades do país. São mais de 280 indicadores, em metodologia calculada no Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, habitação, educação e presença digital, além de inclusão social. Padrão de vida, capacidade de arrecadação, execução orçamentária, comércio exterior, entre outros critérios, também são levados em conta.

Com base na avaliação, as cidades receberam uma pontuação. Guaporé ficou com 173.2193. No topo da categoria “Pequeno Porte” está Timbó (SC) com 179.7388, seguido por Carlos Barbosa (RS) 179.0335. Na lista das 50 melhores estão 22 municípios gaúchos, nove catarinenses, oito paulistas, seis paranaenses, três mato-grossenses e duas mineiras. A publicação conta, entre as 50 melhores cidades, com Nova Prata (16ª), Veranópolis (17ª) e Serafina Corrêa (48ª). O objetivo da pesquisa é classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios.

Para o prefeito Valdir Carlos Fabris, a publicação demostra o comprometimento e a gestão transparente que a Administração Municipal tem com a população.

“É um motivo de orgulho e satisfação poder receber esse reconhecimento nacional. Guaporé é uma cidade acolhedora, organizada e muito boa para se viver. Temos problemas? Temos, como todo e qualquer município, mas estamos trabalhando diariamente para solucioná-los e dar uma qualidade de vida melhor para cada cidadão. Desde o primeiro dia de Governo nossas atenções estão voltadas à valorização da população. Se fomos apontados como uma das melhores do Brasil é porque nossa equipe está fazendo a diferença. Que possamos continuar crescendo e independente dos números, que tenhamos felicidade neste lugar que escolhemos para morar”, disse Fabris.

Para o ranking das “Melhores Cidades do Brasil 2022”, a Editora Três e Austing Rating extraíram dados do Governo Federal, através dos Ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDCI), da Saúde, do Trabalho e Emprego (TEM), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), entre outros.