21/11/2023 Sec. de Educação

Guaporé é contemplada com projeto Educação Fiscal da SEFAZ

Município recebeu 400 exemplares do livro “Sapiência e Enrolado”, do autor Rodrigo Munari. Livro aborda de forma lúdica e educativa o tema da educação fiscal

Visando conscientizar a população sobre a importância da educação fiscal e sua relação com o desenvolvimento econômico e social, o programa Educação Fiscal - Aprendendo a ser Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/RS), chega a 20 municípios gaúchos e inova ao trazer uma abordagem multissensorial, com leitura, música e vídeo, para trabalhar a cidadania fiscal nas salas de aula. Guaporé, através da Administração Municipal – Secretaria de Educação, foi uma das cidades selecionadas para atividade do projeto Sapiência e Enrolado, do autor Rodrigo Munari.

No ginásio esportivo da Escola Municipal Dr. Jairo Brum, alunos dos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, acompanhados de profissionais da educação, prestigiaram a palestra-show e um encontro com o autor do livro. Munari, que é compositor, escritor e filósofo, abordou de forma dinâmica os conceitos de educação fiscal. Entregou à secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini e equipe, dentro das ações do projeto gaúcho, 400 exemplares do livro Sapiência e Enrolado para serem distribuídos nas escolas.

A proposta pedagógica, destacou a secretária, consiste em estudar o livro em sala de aula, com leitura e debate. Porém, extrapola o ambiente ao oferecer aos estudantes a participação na palestra-show com Munari.

“De forma lúdica e de fácil entendimento conseguiremos construir uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e transparente. Compreender a importância de cumprir com as obrigações fiscais é extremamente necessário para o desenvolvimento do município. Nas nossas escolas, a educação fiscal faz parte do dia a dia dos professores e alunos”, disse a secretária Veridiana.

O programa Educação Fiscal do RS, que completa 20 anos, visa, acima de tudo, formar cidadãos conscientes e contribuir para o fortalecimento da gestão fiscal.