Reconhecimento é pelo alcance dos indicadores obrigatórios que proporcionam uma vivência acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada aos usuários do SUS maiores de 60 anos
Localizada no entroncamento entre os bairros Santo André, Nossa Senhora da Saúde e Pinheirinho, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Triângulo é destaque no Rio Grande do Sul. Pelo desempenho na Rede Bem Cuidar, o “posto de saúde” recebeu o “Selo Ouro UBS Amiga do Idoso”, conferido pela Secretaria Estadual de Saúde. O certificado foi entregue pela coordenadora Tatiana Misturini Fiorio, da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5º CRS), com sede em Caxias do Sul, ao secretário Ronaldo Invernizzi. Também esteve presente a assessora Alíssia Breda Marocco.
A unidade, que tem como enfermeira responsável Benuris Volpato, atingiu índices elevados na promoção e cuidado com os idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento da população no território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento. O objetivo, conforme a gestora da Rede Bem Cuidar em Guaporé, Fabíola Tortelli, é permitir às pessoas acima dos 60 anos uma vivência acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada. São cerca de 460 na área de abrangência da ESF Triângulo.
“Realizamos uma entrevista com a população idosa e, diante da avaliação das respostas, percebemos quais eram as necessidades diárias, bem como as doenças, as patologias, o estado nutricional e cognitivo. Traçamos metas e realizamos ações definitivas para melhorar a vida de cada um deles. Temos uma equipe que, além de ser extremamente qualificada, é muito dedicada e empenhada. Participam de todas as atividades propostas e o resultado é a conquista do ‘Selo Ouro’, ou seja, subimos mais um degrau. Demonstra que estamos no caminho certo no cuidado dos idosos”, disse Fabíola, destacando que ao longo do caminho a ESF Triângulo foi certificada com os Selos Prata e Bronze por atingir as metas propostas.
Para o secretário Ronaldo, a conquista do “Selo Ouro” demonstra o comprometimento contínuo da equipe da ESF Triângulo em bem atender à população idosa.
“São profissionais que estiveram sempre ao lado de cada um dos moradores da região. Sinto-me orgulhoso por tê-los juntos nessa caminhada para bem cuidar da saúde de cada um dos guaporenses. A certificação nada mais é do que fruto do que acontece no dia a dia. Atendimento ético, qualificado e respeitoso com quem necessita. De coração, agradeço a cada um dos profissionais e todos que contribuíram para mais esse reconhecimento do Governo Gaúcho ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde”, destacou Ronaldo.
O programa Rede Bem Cuidar prosseguirá beneficiando em 2025 os moradores da área de abrangência do ESF Triângulo. A expectativa é que possa ser expandido para outras unidades em um curto espaço de tempo.