28/06/2024 Sec. de Educação

Escola Municipal Mônica completa quatro décadas de muitas histórias e conquistas

Na comemoração, profissionais da educação e comunidade escolar compartilharam de bons momentos no CTG Estirpe Gaúcha

Localizada em uma região dos bairros mais populosos de Guaporé, Nossa Senhora da Paz (Promorar) e São Cristóvão, a Escola Municipal de Educação Infantil Mônica está em festa no mês de junho. O educandário, que conta com 150 crianças e cerca de 50 profissionais, completou quatro décadas de muitas histórias e conquistas. A direção está a cargo de Camila Di Domenico.

“Motivo de comemorarmos a preciosidade de admirar nossas crianças crescendo! Comemoramos a importância da escola e da educação em nossa vida e para o futuro! Comemoramos todas as histórias que já passaram por aqui e que foram cultivadas com amor e responsabilidade, e especialmente a dádiva do encontro e da vida”, afirmou Camila.

Para marcar esse momento ímpar e de grandes realizações, a equipe diretiva e os profissionais organizaram diversas atividades para a comunidade escolar que foi recebida nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estirpe Gaúcha. As famílias compartilharam o encantamento e o aprendizado que a escola proporciona aos pequenos. Ao longo das ações, aprofundaram o projeto de desemparedamento da educação com o tema “A Escola como um lugar de encontro com a natureza e o mundo – Semeando Amor e Conhecimento”. O prefeito Valdir Carlos Fabris e a primeira-dama Jane Fabris estiveram prestigiando o evento.

“Ampliamos os objetivos de aprendizado através do contato com a natureza e seus elementos, refletindo a importância deste vínculo. Por isso, os ninhos e pássaros tornaram-se a representação significativa da segurança, afeto, desafios, aprendizados e natureza, família e escola”, disse a diretora Camila, que completou:

“Ah natureza... ela, que tem nos pedido por socorro! A natureza, que tem nos dado tantos sinais de que precisa ser cuidada! E é aqui, na escola, nas atividades mais simples, que as propostas ganham imensa importância! Respeitar e cuidar da preciosidade que o meio ambiente nos proporciona e sentir que cada um de nós é parte dele e pode ser o ponto transformador do futuro”.

Com a participação dos tradicionalistas do CTG Estirpe Gaúcha, o espetáculo em comemoração aos 40 anos iniciou com a dança da chula e com a música “Céu, Sol, Sul” na voz da cantora Jujuba (Júlia Zanchin Dai Prai). Ela prestou uma homenagem ao povo gaúcho, severamente atingido pelas enchentes ao longo dos meses de 2023 e 2024, bem como todos os profissionais e voluntários que se envolveram de diversas formas para auxiliar nesta situação tão dolorosa. Durante o período, a escola participou de diferentes ações, vivenciando a empatia e a solidariedade como valores sociais.

As apresentações seguiram demonstrando o trabalho realizado por cada turma. As crianças exibiram-se em um show de fofura. A música que embala a escola neste ano, embalou a todas as famílias, que tomaram conta do tablado, abraçando seus filhos e vibrando e encantando - “Estou aqui, a sua espera, para você me ensinar a ser feliz… cuida de mim, pois no futuro, eu serei aquilo que você me diz…não se esqueça que eu sou seu aprendiz”

Camila, juntamente com Deise Felicetti e Franciele Donati - coordenadoras e as demais profissionais da Escola Mônica, parabenizam a comunidade escolar por estar sempre ao lado das atividades e ações, querendo sempre o melhor para o educandário.

“Agradecemos a todas as crianças, educadoras, famílias e munícipes que estiveram conosco, demonstrando seu apoio à escola”, afirmaram.

Que o educandário possa comemorar muitos e muitos anos com muita magia e aprendizado às crianças.