30/11/2021

Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon realizou a 1ª Roda de Conversas

Evento, na Casa da Cultura, culminou os projetos “Construindo a Consciência Cidadã” e “Meio Ambiente: Sustentabilidade, Responsabilidade e Cidadania – Cada um deve cuidar do seu quadrado”

A direção e os profissionais de educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon, localizada no bairro São José e dirigida por Daniela Nervis, propuseram-se ao longo de 2021 a desenvolver projetos educativos que envolvessem e melhorassem a qualidade de vida da comunidade guaporense. Dois deles, tiveram a culminância na noite da quarta-feira, dia 24 de novembro, na “1ª Roda de Conversa - Zaida em Movimento” realizada no auditório da Casa da Cultura. Momento, conforme a equipe diretiva, muito importante e histórico para a cidade e seus munícipes.

A atividade teve como princípio a conclusão dos projetos das séries finais intituladas “Construindo a Consciência Cidadã” e “Meio Ambiente: Sustentabilidade, Responsabilidade e Cidadania – Cada um deve cuidar do seu quadrado”. Os projetos eram focados em ações de responsabilidade social e ambiental e contam com parceiros que enriqueceram toda a questão pedagógica. Participaram da “1ª Roda de Conversa - Zaida em Movimento” o auditor fiscal da Receita Estadual Décio Gardel Goecks Rauber, o empresário e diretor da FIERGS Edilson Luiz Deitos (Empresa Zandei Plásticos), o secretário da Fazenda Eduardo Adriano de Rocco e o gerente do Sicredi – Agência Central Samuel Fontana.

Durante as explanações, foram abordados os seguintes temas: Educação Circular; Consumo Consciente; Educação Fiscal e Financeira. Foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo. Todo o material pode ser consultado no link: https://sway.office.com/5fgWuinBGO92M4vC?ref=Link.

O evento marca a retomada de momentos pedagógicos estruturados e a participação efetiva da Escola Zaida Zanon na comunidade, através da socialização de saberes constituídos durante todo o processo de construção do conhecimento, valorizando e destacando o que os próprios educandos são capazes de agregar e instruir.

“Gostaríamos de agradecer imensamente a disponibilidade dos nossos colaboradores que muito bem abordaram os temas propostos, esclarecendo dúvidas e incentivando boas práticas de cidadania e sustentabilidade. Destacamos também a importância das autoridades presentes engrandecendo o evento e valorizando a educação. Em especial, parabenizamos os nossos alunos, as famílias e a comunidade guaporense que nos desafiam a sempre fortalecer e aprimorar os projetos desenvolvidos na Escola Zaida Zanon”, disseram as educadoras.