22/08/2022 Sec. de Educação

Escola de Educação Infantil Quintal Mágico em fase final de reformas

Espaço, localizado na área central, receberá cerca de 60 crianças a partir de setembro

Preocupada em atender a demanda de crianças de quatro meses a 4 anos que estão fora das Escolas de Educação Infantil, a Administração Municipal, através das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Educação, dará no mês de setembro mais um importante passo para diminuir o déficit de vagas. Está em fase final de reforma estrutural e colocação dos equipamentos/materiais a Escola Municipal de Educação Infantil Quintal Mágico. Localizado na Avenida Monsenhor Scalabrini, proximidades da empresa Marel, o educandário abrirá suas portas, neste primeiro momento, com atendimento a 60 crianças.

O imóvel, adquirido da família Dall Agnol em 2021, está passando por uma série de melhorias há cerca de oito meses. Todos os cômodos, assim como a fachada externa e o quintal, receberam investimentos para se adequar às necessidades de atendimento dos profissionais de educação e proporcionar qualidade no cuidado das crianças. Serão, conforme a secretária Veridiana Maria Tonini, quatro salas, brinquedoteca, cozinha, banheiros, trocadores, secretaria, direção, coordenação e mais um pátio para as crianças interagirem. Para o próximo ano serão duas salas de aula a mais para atendimento completo. A residência, que se transforma em escola, está localizada na área central da cidade e sua escolha, disse a secretária, foi planejada.

“É um lugar de excelência, porque há um planejamento. O educandário está entre dois bairros (São José e Conceição) e suprirá a demanda das escolas Gasparzinho e Maria Rosa Ferreira. Vamos abrir quatro turmas, ou seja, 60 novas vagas serão supridas na Escola Quintal Mágico”, destacou Veridiana afirmando que mais uma turma será aberta na Escola Municipal Mônica.

Veridiana salienta que todas as ações da Secretaria de Educação são planejadas e executadas com muita responsabilidade.

“Buscamos sempre, com planejamento e organização financeira e de gestão, contemplar os 100% de atendimento às crianças em idade não obrigatória (do 0 aos 4 anos). Por vezes, como em 2018 com a abertura da Escola Rosa dos Ventos, tivemos zerado o déficit de vagas. Agora há cerca de 60 na lista, porém muitos ainda não completaram quatro meses. Quando assumimos em 2017, por exemplo, haviam 190 em espera. É bom destacar que a Lei Federal indica que até 2024 os municípios têm que atender até 50% da demanda e Guaporé, com o trabalho de valorização e humanização das pessoas, está com 97%. Seria fácil zerar, mas nossas escolas não são depósitos de crianças. Não se pode ser irresponsável e simplesmente jogá-las aos cuidados dos profissionais de educação”, concluiu.

A expectativa é que ao longo do mês de setembro ocorra o início das atividades de funcionamento da Escola Municipal Quintal Mágico.