14/09/2022

Educação: Alunos das Escolas Municipais participaram do espetáculo musical “O Rio”

Peça teatral, realizada nas dependências do CTG Os Desgarrados, buscou a conscientização de que a água é um bem finito

Alunos dos 4ºs e 5ºs das Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bachi, Dr. Jairo Brum, Imaculada Conceição e Zaida Zanon, prestigiaram na sexta-feira, dia 9 de setembro, o espetáculo teatral “O Rio”. A apresentação, a cargo do grupo Teatro Luz & Cena de Novo Hamburgo, aconteceu nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Desgarrados. A peça, um espetáculo musical, divertido e encantador, tem o objetivo de despertar na criança a conscientização de que a água é um bem finito e que, portanto, deve ser preservada.

Com 40 anos de atuação, o Teatro Luz & Cena apresentou, através dos seus atores, um trabalho contemporâneo, sintonizado com as diferentes realidades sociais, familiares e ambientais. Utilizando linguagem que se tornou a marca do grupo, os atores tocam instrumentos, cantam e dançam emoldurados por um cenário que se transforma, com o propósito de fazer a passagem do tempo e construir a mágica teatral.
A secretária Veridiana Maria Tonini agradeceu aos organizadores, aos atores e parabenizou aos alunos pelo envolvimento durante o espetáculo.
“Momento muito lindo proporcionado aos nossos alunos. Acreditar em um futuro melhor, principalmente preservando os recursos oferecidos pelo meio ambiente, é importante. O espetáculo, de uma forma dinâmica e de fácil entendimento, repassa essa mensagem. Nosso agradecimento aos idealizadores do projeto, aos atores e, principalmente às crianças que terão a responsabilidade de transformar o mundo”, destacou.
O espetáculo é uma das ações sociais do projeto “Acredite II” desenvolvido pela empresa Diamaju Agrícola de Anta Gorda, através da realização da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lume. O objetivo é promover a arte cênica e incentivar o público a participar de atrações culturais ofertadas na região.

O Rio
A peça conta a história de um rio por onde chegaram os imigrantes, um rio limpo de águas cristalinas, onde as lavadeiras lavavam suas roupas, os pescadores enchiam os baldes com seus peixes e as pessoas saciavam a sua sede. Mas o que houve com a água deste rio que era abundante, limpa e cheia de vida? Como estará este rio no futuro? No ano de 2047, época em que a água já é um produto raro e extremamente escasso. O poderoso Doutor Phisicus Acuoso detém o poder, pois é o dono dos últimos lençóis de água potável existentes e proíbe qualquer pesquisa para a obtenção de novas fontes de água. Isso porque ele vende a sua água a preço de ouro para a população. Mas nem tudo está perdido... Secretamente em um laboratório o professor Quimicus e seu fiel ajudante Aquarius desenvolvem duas novas pesquisas: uma sobre tratamentos especiais para água e uma segunda, onde o professor Quimucus acaba de concluir a Máquina do Tempo.