09/01/2023 Sec. do Meio Ambiente

Eco Móvel e Eco Ponto seguem sendo ofertados pela Administração Municipal

São duas rotas que compreendem toda a área urbana e os agendamentos para o descarte correto podem ser efetuados pelo telefone 3443-5987

Ele está de volta! O projeto Eco Móvel, desenvolvido pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras e Viação, recolhe mensalmente volumosos como móveis, sofás, colchões, geladeiras, fogões, entre outros. A ação é feita mediante agendamento e contribui para que a população destine corretamente os itens que não estão mais em uso e evita o descarte em terrenos, encostas do Arroio Barracão e outros lugares inapropriados.

O recolhimento é feito em duas rotas. A rota 1 compreende, além da Avenida Silvio Sanson as comunidades: São Cristóvão – Vila Verde, Nossa Senhora da Paz – Promorar, São José, Conceição, Planalto – Aparecida e Ferroviário, neste caso a coleta acontece na primeira segunda-feira de cada mês. Já na rota 2, o recolhimento é feito na terceira segunda-feira de cada mês e contempla a avenida principal e os bairros: Centro, Planalto – Bom Jesus, Canecão, Nossa Senhora da Saúde, Santo André e Nossa Senhora do Carmo – Pinheirinho.

A Secretária de Meio Ambiente, Monia Zampeze, destaca que é extremamente necessário que a comunidade faça o agendamento prévio.

“A pessoa que tem a necessidade de descartar algum volumoso, deve ligar para a Secretaria de Meio Ambiente (54 3443-5987) e observar os roteiros. Não adianta colocar o material e esperar que a prefeitura faça o recolhimento, não funciona desta forma”, explica Monia.

O projeto foi pensado e programado para que houvesse uma otimização do tempo e redução de custos: “a gente oferta o serviço, mas o faz com responsabilidade”, afirma a secretária, enfatizando que somente em 2022, foram recolhidos 153.076 quilos de materiais e descartados corretamente.

Eco Ponto

Seguindo o mesmo viés, o Poder Público Municipal disponibiliza um ponto específico e fixo que fica à disposição da população todas as segundas-feiras, entre 13:30 e 17h, no Parque de Máquinas (Rua Elias Scalco, Bairro Planalto). Nesse caso, o munícipe deve levar o material até o Eco Ponto, sem necessidade de agendamento.