30/07/2020 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Drenagem na rua Manoel Francisco Guerreiro está em andamento

Tubulação de 1,5m de diâmetro auxiliará no escoamento de água para o Arroio Barracão

Problema enfrentado há décadas, o transbordo do Arroio Barracão em dias de grande densidade pluviométrica preocupa os moradores ribeirinhos em Guaporé. Para encontrar uma solução definitiva, a Administração Municipal contratou os técnicos do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS) que estão concluindo o projeto de “Avaliação do Sistema de Escoamento Superficial do Arroio Barracão e Vulnerabilidade e Suscetibilidade ao risco de Inundação”. É o primeiro passo para que no futuro, com investimentos acertados, os moradores ao lado do flúmen não sofram mais prejuízos financeiros e psicológicos.

Porém, os transtornos com as águas não estão restritos aos ribeirinhos. Vizinhos do Arroio Barracão, moradores das proximidades da antiga empresa Credeal, na rua Manoel Francisco Guerreiro, sofriam com a pouca vazão de água na rede de tubulação pluvial. O acúmulo de água na rua fazia com que invadisse os imóveis das redondezas.

“Era uma das preocupações que tínhamos quando assumimos o Governo Municipal. Nos comprometemos a solucionar o problema. Os transtornos para os moradores da rua Manoel Francisco Guerreiro estão praticamente sanados”, disse o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico Vilson Biessek.

Com investimentos de R$ 392,3 mil, sendo deste total R$ 160 mil dos cofres públicos e o restante do Ministério das Cidades, a última etapa da ampliação do sistema de drenagem urbana – canalização em tubos de concreto armado com diâmetro de 1,5m - na via urbana está sendo executada. Os trabalhos estão a cargo da empresa Pavitesa Construções Ltda, vencedora da Concorrência Pública 02/2020.

“A obra se estende entre as ruas Itália e Antônio Gallon compreendendo o total de 185 metros. Acreditamos que, se tudo correr dentro do projetado, a empresa conclua os trabalhos antes do prazo de seis meses estabelecido no contrato. Ao término da etapa, podemos destacar que a rede instalada será compatível com o volume de água que acumulava na região nos dias chuvosos”, afirmou Biessek.

Além da drenagem, a empresa será responsável pela repavimentação basáltica e asfáltica do trecho aberto para a colocação dos tubos.