22/07/2022 Sec. de Educação

Crianças das Escolas Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição foram certificadas pelo Proerd da Brigada Militar

94 alunos da pré-escola receberam as oito lições do dizer não às drogas e à violência da policial, soldado Sanches

Encantados pela presença do Leão D.A.R.E., o mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), 94 crianças da pré-escola da Rede Pública Municipal de Guaporé receberam das mãos do sargento Igor, que representou o comando do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM) – coordenado pelo tenente Júlio César de Oliveira Greff, o certificado de conclusão do Proerd. Os pequenos das Escolas Municipal de Educação Infantil Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição, acompanhados dos pais/responsáveis, fizeram a festa com a instrutora, soldado Sanches e educadoras.

As formaturas encantaram os presentes e marcaram mais um momento importante na vida de cada um. O objetivo do Proerd, conforme salientou a policial militar, é conscientizá-las dos malefícios e efeitos negativos causados pelas drogas e a violência. A instrutora é responsável pelas orientações fundamentais para a construção da personalidade das crianças.

“Foram oito lições repassadas para as crianças durante oito semanas. Conseguimos, além das crianças, envolver diretamente os familiares que são importantes nesse processo de construção e desenvolvimento. Quero agradecer a parceria com as profissionais de educação. Muito obrigado por tudo”, disse a policial Sanches.

Entre os temas repassados para as crianças destacaram-se: “Para quem ligar em situação de emergência”, onde foram ensinados os telefones da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; “Sinais de Trânsito” e “Por que devemos prestar atenção ao que acontece à nossa volta”; “o que fazer quando um desconhecido fala com você”; “compreender os sentimentos e lidar com a raiva”, entre outros.

Vera Galina, diretora da Escola Imaculada Conceição, que participou da formatura das 52 crianças, afirmou a importância do Proerd para essa faixa etária.

Não apenas como prevenção ao uso de drogas, pois, eles ainda não têm conhecimento e discernimento acerca disso, mas sim, pelo fato de ter uma policial militar na escola, sendo amiga deles, ensinando, de forma lúdica e prática questões relacionadas ao trânsito, cuidado com pessoas estranhas, respeito, conhecimento dos números de emergência, dentre outras abordagens. Isso sim, ficará registrado de forma positiva na vida deles”, destacou Vera.

Ieda Maria Bassani, diretora da Escola Dr. Jairo Brum, que esteve presente da entrega dos certificados de conclusão do Proerd para 42 crianças, salientou:

“As lições repassadas pela soldado Sanches transformaram a rotina e aproximaram a Brigada Militar da comunidade escolar. O objetivo foi ensinar habilidade para ajuda-las a conduzirem suas vidas de maneira segura e saudável”, disse.

O desenvolvimento do Proerd nas escolas municipais faz parte do programa “Proerd: Protegendo nossas crianças e ajudando a mantê-las seguras e saudáveis”.