16/06/2021 Sec. do Meio Ambiente

Comunidade entrega cerca de quatro toneladas de resíduos eletrônicos em Guaporé

Segunda etapa de 2021 aconteceu no dia 12 de junho com coletas em três pontos da cidade

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, comemora mais uma edição da campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos. A ação, integrante das comemorações programada ao longo do mês de junho em favor do Meio Ambiente, aconteceu no sábado, dia 12, e contabilizou o montante de quatro toneladas (24 m3) entregues pela comunidade guaporense. Três pontos de coleta, localizados na praça Vespasiano Corrêa e nos bairros Conceição e São José, foram disponibilizados para o descarte responsável dos materiais.

De acordo com a secretária Monia Zampeze, a atividade mais uma vez superou as expectativas, sendo extremamente importante para todos, em especial ao meio ambiente que não receberá materiais extremamente tóxicos.

“Muitos equipamentos descartados corretamente pela comunidade possuem em sua composição materiais pesados e altamente tóxicos. Nosso objetivo é evitar que estes sejam jogados em terrenos baldios, no leito do Arroio Barracão ou sejam descartados irregularmente em vias, passeios e canteiros públicos. Evitamos a contaminação da água e do solo, o que constitui sério risco à saúde da população”, disse Monia que complementa:

“Parabéns à comunidade que atendeu ao chamado. É com pequenas ações e atitudes que vamos mudar e melhorar o município que escolhemos para viver”.

A coleta contou com apoio do Grupo Escoteiro Nacê, dos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e da empresa Natusomos, responsável pelo transporte e processamento (descaracterização, separação, moagem) do lixo eletrônico.

3ª etapa

A comunidade pode agendar! No dia 21 de agosto, a secretaria de Meio Ambiente promoverá mais uma etapa do recolhimento de resíduos eletrônicos. Além do tradicional ponto de coleta (praça Vespasiano Corrêa), há possibilidade do descarte consciente em frente ao salão comunitário do bairro Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida) e na praça Rosa Sella (bairro Bom Jesus). Nos bairros o recolhimento se dará das 8h às 11h e na praça das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (54) 3443.5987 ou 3443.6372.

Faça sua parte! Preserve o meio ambiente descartando corretamente seu resíduo eletrônico!