05/03/2020 Sec. da Agricultura

Com investimentos do programa Jovem Empreendedor Rural, Guaporé ganha nova queijaria

Agroindústria Alta Colina, do casal Giovana Barato e Tainar Belatto, recebeu liberação de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M)

A Administração Municipal, através da secretaria de Agricultura, com a colaboração da Emater/Ascar-RS e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Comderg), aposta cada vez mais no desenvolvimento do setor primário. Incentivos são fundamentais para que haja mais investimentos nas propriedades e crescimento econômico, o que consequentemente, proporcionará melhores condições de vida às famílias agricultoras. As políticas públicas municipais, Estaduais e Federais são fundamentais para a consolidação do setor rural.

Com horas máquinas para terraplenagem e parte dos recursos financeiros subsidiados através do programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural (Lei Municipal 4.033/2019), que tem por finalidade apoiar os jovens que atuam no meio rural para que aumentem a produção e a renda familiar, mais uma agroindústria está apta a comercializar seus produtos. De propriedade do casal Giovana Barato e Tainar Belatto, ambos com 25 anos, a queijaria Alta Colina, localizada na Linha Félix da Cunha, recebeu a liberação de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) de Guaporé. Os jovens trabalhavam na zona urbana e viram uma oportunidade de negócio no meio rural, visando agregar valor ao leite que a família produzia.

O leite, conforme Giovana e Tainar, é produzido na própria propriedade. O rebanho é composto por 20 animais sendo 15 em ordenha. A produção diária é de 200 litros. Antes do beneficiamento, o leite passa por uma série de análises, bem como o produto final que é analisado microbiologicamente para que seja atestada a sua inocuidade. As instalações da Queijaria Alta Colina, com acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal, respeitam toda às normas técnicas da legislação. A produção de queijos da agroindústria deve, num futuro próximo, ser utilizada na merenda escolar municipal, através da Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooeseg).

A propriedade rural possui certificado do Ministério da Agricultura de rebanho livre de Brucelose e Tuberculose, trabalho efetuado pelo Departamento Técnico da secretaria de Agricultura. O município de Guaporé é um dos poucos que dispõe de estrutura de apoio para trabalhar a sanidade animal e também realiza o serviço de inspeção.