16/12/2020 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Com casos crescentes da Covid-19, conclusão da Copa do Brasil de Guaporé ficará para 2021

Oito equipes ainda sonham com o título inédito do certame. Restam três datas para o conhecimento do grande campeão

Não haverá mais gritos de gols e sorrisos nos rostos dos participantes da Copa do Brasil de Guaporé em 2020. Com o crescente e assustador número de casos de coronavírus (Covid-19) ao longo do mês de dezembro, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Gov/RS), através do Gabinete de Crise nas classificações do modelo de Distanciamento Controlado, publicou novas medidas restritivas para atividades econômicas, de lazer, esportivas e outras. O objetivo é conter o avanço da doença e, principalmente salvar vidas.

Entre as ações está a proibição de competições esportivas amadoras. Com isso, a Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte juntamente com o Departamento Municipal de Desporto (CMD) em cumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, optaram pela suspenção das atividades da competição até que a situação seja normalizada.

“É uma decisão dura para nós, que estamos frente à competição, mas extremamente necessária. Estamos seguindo o que determina o Estado para que possamos conter o avanço da Covid-19. Tínhamos um Plano de Contingenciamento, este aprovado pelo COE, muito rigoroso e que estava sendo seguido à risca pelos participantes da Copa do Brasil de Guaporé. Porém, a situação do momento exige maior resguardo”, disse o secretário Thiago Reder.

O certame, que iniciou com 12 equipes, está nas quartas de final com oito times ainda lutando pelo título: Ajax, Atlético, Colombense, Cruzeiro, Descubra, Juventude, São Paulo e União/São José. Faltavam, segundo Reder, três datas para a conclusão e o conhecimento do time campeão.

“A partir da segunda fase os confrontos eram eliminatórios, conforme definido em reunião com os participantes. Mais três datas e terminaríamos. Pedimos a compreensão de todos os desportistas e acreditamos que todos serão sensíveis ao momento que passamos. Agradeço de antemão o carinho que demostraram pela novata Copa do Brasil de Guaporé e esperamos que ela possa ser repetida”.

Conforme o secretário, a Copa do Brasil de Guaporé 2020 será concluída.

“Infelizmente não será neste ano. Porém, assim que a situação da Covid-19 melhorar e nós tivermos diminuição significativa dos casos, acreditamos que o Governo Estadual voltará a liberar as atividades esportivas amadoras. Por enquanto, resta-nos esperar e fazer a nossa parte para evitar a disseminação do vírus”, afirmou Reder.

Todas as partidas da Copa do Brasil de Guaporé estavam sendo realizadas no Estádio General Ernesto Dorneles, o popular Campo do Juventude, sem a presença de público e com um número restrito de participantes por equipe.