13/01/2021 Gabinete do Prefeito

Cogestão permite flexibilização de regras no combate ao coronavírus

Guaporé, juntamente com a região, adotam medidas mais flexíveis no modelo de distanciamento

O boletim epidemiológico de Guaporé, divulgado na última terça-feira, 12 de janeiro, mostra que o distanciamento social aliado aos cuidados da população, resultaram numa significativa diminuição no número de casos ativos da Covid-19 (37 ativos) e no número de internações hospitalares (3 em Guaporé e 3 em outros municípios). Na região, avaliados dados de internações hospitalares, capacidade de leitos de UTI para atendimento e outros fatores importantes, foi possível, através do modelo de Cogestão, suavizar as medidas restritivas. “Essa possibilidade que o Governo Estadual abre para os municípios depende de resultados regionais, e a Amesne, juntamente com os prefeitos da região da Serra, obtiveram essa flexibilização. Mesmo estando em bandeira vermelha, podemos adotar as medidas mais brandas da bandeira laranja. Mas a flexibilização só será mantida se todos colaborarem com as regras de segurança em saúde, como uso de máscaras, álcool gel e principalmente evitar aglomerações”, diz o secretário Geral de Governo, chefe do Comitê de Operações Emergenciais (Coe), Odacir Toldi.

O Decreto 6502/2021 passou a valer em 12 de janeiro e está em vigor. Conforme o modelo de distanciamento em Bandeira Laranja, passam a valer algumas regras:

Missas e cultos
Como fica: 30% do público.

Restaurantes, bares, lanchonetes, inclusive em shoppings
Como fica: sem restrição de horário / 50% de lotação.

Comércio essencial de rua (farmácias, supermercados etc)
Como fica: sem limite de ocupação / 75% de trabalhadores.

Comércio não essencial de rua (vestuários, eletrônicos, móveis etc)
Como fica: 50% dos trabalhadores / sem restrição de horário.

Shoppings – Comércio não essencial
Como fica: sem restrição de horário / 50% de trabalhadores / 50% de ocupação

Shoppings – Comércio essencial
Como fica: não muda.

Condomínios
Como fica: permite áreas comuns / distanciamento de 4m  / academia, 10m2.

Clubes sociais
Como fica: abertos para lazer / abertas áreas comuns (piscina, academia etc), com distanciamento de 10m2 / 50% de trabalhadores / 50% de lotação.

Piscinas em geral
Como fica: autorizadas de forma geral, com ocupação de 1 pessoa a cada 10m2.

Academias
Como fica: 1 pessoa a cada 10m2 / 50% de trabalhadores.

Como fica: permitidos de forma geral / ambiente aberto ou fechado.
É necessário pedido de autorização, conforme número de pessoas (trabalhadores e público) presentes ao mesmo tempo.

“Contamos com a colaboração de todos. Até que a vacinação não seja uma realidade, a prevenção é a única forma de evitarmos a disseminação pelo coronavírus e protegermos nossa saúde e da nossa comunidade”, finaliza Toldi.

Todas as regras do distanciamento controlado estão disponíveis no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/