Defensores Públicos federais estarão nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Convivência do Idoso, trabalhando para garantir os direitos da população afetada pelas enchentes
Centenas de famílias de Guaporé e municípios gaúchos, atingidos pela catástrofe climática no mês de maio que provocou um rastro de destruição incalculável, aguardam ansiosamente os benefícios anunciados pelo Governo Federal e outras instituições. Passados cerca de seis meses, a espera angustiante pelo Auxílio Reconstrução, por exemplo, está prestes de terminar. A Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia Geral da União (AGU) estão desenvolvendo a Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul. A missão, que desembarcará em Guaporé nos dias 24 e 25 de outubro, oferecerá assistência jurídica gratuita aos afetados pelas chuvas.
Os defensores públicos federais atenderão no Centro de Convivência do Idoso as famílias guaporenses vítimas do transbordo do Arroio Barracão e de deslizamentos de terras na zona rural. O objetivo é garantir os direitos para que tenham o suporte necessário para reconstruir suas vidas. Na terça-feira, dia 22 de outubro, o defensor Renato Vinhas, esteve em reunião com o prefeito Valdir Carlos Fabris e secretários Geral de Governo, Michele Sogari, e Assistência Social e Habitação, Reinaldo Donida, e garantiu o compromisso da DPU e AGU de proporcionar justiça e dignidade a todos.
“Levaremos assistência jurídica integral, gratuita para a população que está necessitando e não tem condições de contratar advogado ou buscar uma assistência habilitada. Grande parte está pendente do Auxílio Reconstrução e tentaremos extrajudicialmente, com apoio da Advocacia Geral da União, liberar os benefícios ou, no caso de inviabilidade, levaremos para a Justiça Federal para que consigamos liberar o quanto antes o valor tão necessário e que está fazendo falta”, disse o defensor Renato, agradecendo a acolhida do prefeito Fabris e sua equipe.
O atendimento será por ordem de chegada e é gratuito. No local, profissionais do Registro Civil emitirão certidões de nascimento, casamento e óbito.
“Não tem custo algum e contamos que a população nos procure para levar assistência a todas as vítimas das chuvas”, destacou.
Atendimento
Guaporé
Assistência Jurídica Gratuita aos afetados pelas chuvas
24/10 (quinta-feira) das 09h às 17h
25/10 (sexta-feira): das 9h às 14h
Local: Centro de Convivência do Idoso