05/06/2020 Sec. de Educação

Aulas remotas da Rede Municipal contarão com plataforma virtual em Guaporé

Secretaria de Educação está investindo em novas tecnologias. Coordenadores pedagógicos e professores estão passando por treinamentos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, está há três meses colocando em prática uma série de projetos e ações para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além das áreas da saúde e econômica, a educação recebe uma atenção especial e esforços não estão sendo medidos para oportunizar o melhor aos mais de três mil alunos, seus familiares e os cerca de 570 profissionais das escolas. Com as aulas presenciais suspensas, atualmente, uma série de atividades “in loco” estão sendo desenvolvidas para a higienização dos 10 educandários, bem como, estudos para implantação de ferramentas que possam levar aprendizado à distância aos educandos.

Com trabalho exemplar realizado pela equipe da Secretaria de Educação, liderados pela secretária Veridiana Maria Tonini, o município de Guaporé será o primeiro no Estado do Rio Grande do Sul a aderir ao ClipEscola na Rede Pública, plataforma digital de comunicação especializada entre escola, alunos e responsáveis.

“Analisamos diversas opções disponíveis no mercado e encontramos no ClipEscola uma excelente ferramenta de comunicação que permite dinamizar o processo pedagógico. Inicialmente a plataforma será disponibilizada como recurso online para acesso às atividades encaminhadas pelos professores, enriquecendo as aulas remotas que já estão sendo realizadas para as turmas de ensino fundamental (1º ao 9º ano)”, destacou Veridiana.

Conforme a secretária, através do ClipEscola os professores terão acesso a diversos recursos para tornar as atividades mais interativas e dinâmicas, possibilitando aulas online e um maior contato entre colegas, professores e alunos, sendo que o aplicativo pode ser acessado via computador, tablet ou celular.

“É um aplicativo completo, pois a escola não precisará mais buscar outros canais de comunicação com a comunidade escolar. É de fácil manuseio, intuitiva e didática”, afirmou.

Veridiana salienta que a Rede Municipal de Ensino continuará utilizando a plataforma no retorno das aulas presenciais como complementação de horas/aula, conforme orientação do Conselho Nacional de Educação. A expectativa é tornar o ClipEscola uma ferramenta permanente na comunicação entre escola e comunidade escolar também através de outras funcionalidades: recados, notas, pareceres, frequência, acompanhamento de temas, trabalhos, avaliações, entre outros.

Para que todos os estudantes possam ter acesso à plataforma, investimentos na aquisição de notebooks e reforço no sinal de internet para os laboratórios de informática estão sendo realizados pela secretaria.

“Na primeira etapa de implantação, as escolas realizaram um levantamento das famílias que não têm acesso à internet e que poderão utilizar os equipamentos na escola. Nesta segunda etapa de implantação da plataforma estamos promovendo treinamentos aos coordenadores pedagógicos e professores e, em seguida, vamos organizar um momento para apresentar e orientar os pais e responsáveis, visando a inserção de todos no ClipEscola”, destacou.

A expectativa de início de atividades na plataforma é para o início do mês de julho.