Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
06/01/2021 Sec. de Obras e Viação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Arroio Barracão: Secretaria de Obras e Viação realiza limpeza preventiva da tubulação de água

Atividades visam evitar que acúmulo de sujeira faça com que água invada a via e os passeios público, bem como as residências

 

A Administração Municipal está dando continuidade as atividades de manutenção e, em especial a limpeza preventiva no canal e margens do Arroio Barracão e tubulações de água pluvial que desembocam no flúmen. A ação, coordenada pela secretaria de Obras e Viação através do secretário Fabiano Farina, executada por uma empresa terceirizada, acontece na tubulação do loteamento Araucárias, proximidades da antiga empresa Credeal.

No local, houve a abertura e limpeza de um canal para melhor escoamento da água das chuvas, bem como, a desobstrução das três entradas de água na tubulação. Essa está ligada na canalização com tubos de concreto armado (diâmetro de 1,5m) instalados durante a ampliação do sistema de drenagem urbana na rua Manoel Francisco Guerreiro que desemboca no Arroio Barracão.

“Esperamos a conclusão dos trabalhos de drenagem, colocação da pavimentação para que, diante do quadro que se apresenta, efetuássemos uma limpeza preventiva na tubulação. Os moradores apontavam que o trecho, completamente tomado pelo mato e muita terra, dificultava a vazão de água na tubulação. Prontamente, para evitar transtornos futuros aos munícipes da região, desobstruímos as entregadas e aproveitamos para alargar o canal”, disse Farina.

O secretário ressaltou ainda que somente o trabalho preventivo no canal e adjacentes do Arroio Barracão, somado as ações pontuais apontadas no projeto de “Avaliação do Sistema de Escoamento Superficial do Arroio Barracão e Vulnerabilidade e Suscetibilidade ao risco de Inundação”, realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), é que evitarão um novo transbordo.

“A manutenção do canal está sendo executada e, com retirada da sujeira, remoção da vegetação que cresce nas ‘paredes e no fundo do canal’ e o alargamento em pontos específicos, mostrou-se eficiente no ano passado. Continuaremos ao longo deste ano e nos próximos. Nosso objetivo é evitar que, em grande quantidade de chuvas, os resíduos impeçam que a água flua normalmente”, destacou.

Além deste ponto, as atividades de limpeza e manutenção do canal do Arroio Barracão ocorrem no bairro Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida) e se estenderão para outros trechos na zona sul da cidade.

Outras Notícias