22/08/2022 Sec. da Saúde

Apesar do frio, Dia D de Vacinação contra a Polio foi um sucesso em Guaporé

Imunização prossegue no Centro Municipal de Saúde e nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs)

Consciência e sensação de dever cumprido. A comunidade atendeu ao chamado da secretaria da Saúde e compareceu aos Postos de Saúde durante o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Guaporé, sábado, 20 de agosto. Apesar do frio, pais, responsáveis protegeram as crianças contra a paralisia infantil e os adolescentes também conferiram o esquema vacinal, recebendo as vacinas em atraso.

“Estamos aqui para agradecer a participação dos pais e das crianças no último Dia D de Vacinação contra a Polio e também na multivacinação. Agradecemos também a todos os profissionais que trabalharam conosco neste mutirão para proteger nossas crianças e nossos jovens. Apesar do frio, o dever de vacinar falou mais alto. A campanha prossegue e nós reforçamos o pedido para que todos os responsáveis por crianças entre 1 e menores de 5 anos procurem uma unidade de saúde. A paralisia infantil pode estar voltando, pode estar batendo à nossa porta”, diz a enfermeira responsável pelo setor de Imunização, Maiara Lubian Tomé.

“Vamos juntos atingir a meta e vacinar todas as nossas crianças. Vamos proteger nossos filhos. Lembro também da campanha de Multivacinação, quando menores de 15 anos devem comparecer a um posto para atualizar o quadro vacinal. São vacinas importantes como contra a meningite, contra o HPV. O público que menos compareceu foi o de 10 a 14 anos. Esperamos por eles durante esta semana”, convida Maiara.

A secretaria da Saúde de Guaporé, conforme Campanha Nacional de Imunização, está esperando por todas as famílias com crianças de 01 a menores de 05 anos para a Vacinação contra a Paralisia Infantil. No mesmo período estará acontecendo a Multivacinação, com a atualização das 18 vacinas que compõem o calendário básico da vacinação das crianças e adolescentes.

No momento em que o público alvo procurar um dos postos de vacinação, serão verificadas se todas as vacinas estão em dia, e aplicadas as em atraso. Esta importante ação acontece até 9 de setembro, das 07h30min às 11h30min e 13h às 17h no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs).