13/04/2023 Sec. de Educação

Administração Municipal reúne Brigada Militar e Polícia Civil para debater o tema “Segurança nas Escolas”

Equipes diretivas das escolas das Redes Privada e Pública Municipal e Estadual estiveram presentes e foram tranquilizadas

Casos de violência em escolas, que chocaram e entristeceram o país, colocaram em alerta as autoridades governamentais e da segurança pública. Medidas de reforço para a proteção daqueles que frequentam as instituições de ensino estão sendo estudadas e muitas ações emergenciais de prevenção e repressão foram colocadas em prática. Pensando em qualificar a segurança nos educandários das Redes Privada e Pública Municipal e Estadual, a Administração Municipal reuniu na tarde da quarta-feira, dia 12 de abril, membros das equipes diretivas das escolas e representantes da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC).

O encontro, no auditório da Casa da Cultura, contou com a participação do prefeito Valdir Carlos Fabris, comandante do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), tenente Júlio César de Oliveira Greff, do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil (DP) Tiago Lopes de Albuquerque, secretários Adriano Caron (Segurança Pública e Trânsito), Veridiana Tonini (Educação) e Alíssia Breda Marocco (Geral de Governo), além da soldado Sanches.

Ao longo de duas horas foram apresentadas ações que contribuirão para um ambiente escolar mais seguro. Por parte da BM, o tenente Greff salientou que os policiais atuam preventivamente e repressivamente. Guarnições estão efetuando o patrulhamento nas imediações dos estabelecimentos de ensino e, por vezes, postos de visibilidade (viatura e policiais parados nas proximidades das escolas) estão garantindo a tranquilidade.

“Infelizmente, nos últimos dias frente a boatos sobre supostos atentados às escolas, que não passam de ações maldosas de pessoas que buscam notoriedade nas redes sociais, gerou intranquilidade. Nos coube, com o Poder Público e Polícia Civil, esclarecer esse cenário que é de tranquilidade em Guaporé. Demonstramos à comunidade escolar que estamos atentos às movimentações e que todos os casos são tratados com muita atenção”, disse.

Greff afirmou que medidas simples como, por exemplo, manter e reforçar as instalações das escolas, porteiro escolar treinado e qualificado, sistemas de prevenção (alarmes sonoros), controle e procedimento para entrada e saídas, sistema de monitoramento em locais de grande movimentação e pontos frágeis, são algumas que contribuiriam com uma melhor segurança.

“Há necessidade de, conjuntamente, desenvolvermos um plano de segurança. Um protocolo de fácil entendimento e prático é importante. Todos devem saber como agir e a quem recorrer em situações de emergência”, afirmou Greff, reforçando que o telefone 190 está 24 horas à disposição.

Albuquerque salientou que os policiais civis, assim como os militares, estão diuturnamente analisando o cenário, em especial as redes sociais.

“Trabalhamos com o intuito de evitar qualquer tipo de ação e estamos focados na prevenção. Os policiais estão mapeando todas as situações e checam todas as informações que chegam”, afirmou o delegado que coloca os contatos 197 e o WhatsApp (54) 9.8409-8348 à disposição para denúncias.

Fabris, em sua breve manifestação, pediu serenidade para todos os profissionais de educação.

“O Governo Municipal está, juntamente com os órgãos de segurança pública, construindo um planejamento para evitar qualquer tipo de violência nas escolas. Estamos cientes da situação e pedimos tranquilidade a todos. Continuemos firmes na caminhada para um futuro melhor para as nossas crianças, adolescentes, jovens e, consequentemente, a comunidade”, disse.