08/10/2021 Sec. de Obras e Viação

Administração Municipal realiza operação tapa buracos na ERS-129 em Guaporé

Medida paliativa, para evitar transtornos e acidentes aos motoristas, está sendo executada pelos servidores da Secretaria de Obras

A situação do pavimento asfáltico ERS-129, trecho de aproximadamente 40 quilômetros entre os municípios de Guaporé e Casca, é delicada. Muitos buracos, rachaduras e desníveis na pista, colocam em risco os condutores que trafegam pela rodovia. Há tempos a Administração Municipal, juntamente com os vereadores Ari Paesi, Fernanda Debona Baldin, Gilson Dai Prá e Jonas Agosti, protocolaram pedidos no Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Gov/RS) e no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) para atividades de restauro fossem executadas.

Porém, a demora para as melhorias definitivas e não somente paliativas tem deixado os motoristas impacientes e, a cada semana, novos buracos surgem. Para evitar que novos prejuízos com pneus furados, rodas e suspensões quebradas ou uma tragédia aconteça, os gestores públicos decidiram, com autorização da autarquia estadual, efetuar uma operação tapa buracos.

O secretário de Obras, Fabiano Farina, reuniu na sexta-feira, dia 8 de outubro, uma equipe do “Parque de Máquinas” para a execução dos trabalhos. Um caminhão, uma carregadeira e um rolo compactador deslocaram-se pela rodovia para a colocação de asfalto usinado nos buracos que apresentavam riscos na trafegabilidade. O trecho compreendido foi entre trevo principal de acesso a Guaporé e à famosa reta do Betanin, na localidade da Linha Oitava.

“Era uma necessidade urgente. Não havia mais condições, em alguns pontos da rodovia, de trafegar com segurança. Muitos condutores relatavam a dificuldade e o perigo que havia. Com apoio do prefeito Fabris e vice-prefeito Bastian, reunimos a equipe e executamos uma operação tapa buracos. É uma ação paliativa que evitará problemas, mas, destaco, não é a solução. A estrada precisa de uma intervenção urgente com fresagem e colocação de nova capa de asfalto quente”, disse Farina.

O secretário concluiu:

“É uma intervenção para evitarmos tragédia. Nos preocupamos com a vida de cada usuário da rodovia”.

A atividade, que minimizará os riscos na rodovia ERS-129, conta com o apoio dos voluntários da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPEDEC) e dos policiais do 2º Pelotão Rodoviário Estadual (PRE), de Casca, na colaboração da trafegabilidade dos trechos em manutenção.