01/04/2022 Sec. de Assistência Social e Habitação

Administração Municipal participa de evento que discute monitoramento do clima na macrorregião

Secretária de Assistência Social e Habitação, Viviane Tremarin Grando, e o Coordenador Municipal da Defesa Civil (COMPDEC), Rafael Pissetti, estiveram em Lajeado

A preocupação com as adversidades causadas pelas condições climáticas nos municípios, a possibilidade do enfrentamento e diminuição dos riscos através de um sistema de monitoramento foram temas de uma reunião técnica, realizada na quinta-feira, dia 31 de março, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, reunindo equipes da Defesa Civil de 13 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo. O encontro foi ministrado pela Climatempo, empresa responsável pela Sala de Situação de monitoramento, prevenção e mapeamento de eventos hidrológicos do Governo do Estado, através do Coronel Rodrigo Dutra e pela meteorologista e gestora da Sala de Situação do RS, Cátia Valente.

A Administração Municipal esteve representada pela secretária de Assistência Social e Habitação Viviane Tremarin Grando e o Coordenador Municipal da Defesa Civil (COMPDEC) Rafael Pissetti. Na reunião foram esclarecidos detalhes sobre o sistema de monitoramento utilizado em solo gaúcho. Monitorar a quantidade de chuva e outras situações climáticas, de forma antecipada, é fundamental para evitar adversidades e prejuízos às famílias ribeirinhas.

“Realizamos, através dos voluntários da COMPDEC e outras órgãos e instituições, esse acompanhamento de informações em Guaporé e distribuímos para a região. Porém, todos precisam estar interligados com um sistema que funcione e nos traga, com antecedência, dados reais das condições climáticas. É muito importante o monitoramento realizado pela Climatempo no Estado e tem nos ajudado a prevenir e avisar com certa antecedência a população do que poderá ocorrer”, disse Pissetti.

Segundo a secretária Viviane, os municípios estudam a possibilidade de ampliar o sistema de monitoramento/mapeamento das condições meteorológicas.

“Com dados mais precisos na área, podemos atuar de forma mais rápida e pontual, minimizando os riscos e evitando maiores transtornos”, afirmou.