21/03/2022 Sec. de Administração

Administração Municipal leiloará três equinos apreendidos em vias públicas em Guaporé

Evento ocorrerá no dia 5 de abril, às 9 horas, na Sala de Exposições n.º 2, na Casa da Cultura

A Administração Municipal, através das secretarias de Administração e Meio Ambiente, realizará no dia 5 e abril, às 9 horas, o primeiro leilão presencial, do tipo maior lance por lote, de três animais de grande porte apreendidos no mês de dezembro de 2021. A sessão pública de três equinos, todas fêmeas, acontecerá na Sala de Exposições n.º 2, nas dependências da Casa da Cultura.

As três éguas apreendidas, segundo a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, não possuíam tutores (proprietários) e colocavam em risco os condutores e pedestres por estarem sempre em via pública. Após recolhidos, os animais foram encaminhados para um local seguro, onde recebem tratamento médico-veterinário e alimentação adequados.

“Houve a divulgação, com a descrição de cada animal no Diário Oficial do Município, mas ninguém se manifestou. Isso reforça o completo abandono. Nos cabe, em virtude dos custos para os cuidados diários, a realização de um leilão para que possam ser adquiridos e receberam o tratamento adequado”, disse Monia.

Para a realização do certame, a Administração Municipal não terá nenhum ônus. Pela quinta vez, o leiloeiro será o servidor público Artur Ceni.

“É mais um desafio que tenho em mãos, juntamente com a equipe do Meio Ambiente. É um leilão diferente porque se trata de bens vivos. De forma excepcional, incluímos no edital as fotos dos animais e o estado que se encontram. Todas as éguas, que são de pelagem Tordilha, Rosilha e Tostada, estão muito bem e recebem os cuidados necessários. Estas serão vendidas separadamente, ou seja, o comprador poderá dar o lance no animal que interessar”, destacou Ceni.

O vencedor deverá apresentar, junto à Secretaria de Meio Ambiente, a matrícula do imóvel rural onde o(s) equino(s) passarão a ser criados/cuidados no prazo de 90 dias. Caso o imóvel não seja do adquirente, este deverá apresentar o contrato de aluguel firmado com o proprietário da terra.

Mais informações sobre o leilão e o agendamento para a visitação aos animais podem ser efetuadas junto à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3443.5987. O horário para a análise da situação das três éguas é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Servidores do Município e da Câmara de Vereadores estão, conforme Lei, proibidos de participar.

Todas as informações sobre o leilão estão no site www.guapore.rs.gov.br. O edital também encontra-se afixado no mural de recados do prédio da Prefeitura de Guaporé, no segundo andar.

Leilão público de animais de grande porte

5 de abril, às 9 horas

Sala de Exposições n.º 2 – Casa da Cultura