28/03/2022 Gabinete do Prefeito

Administração Municipal entrega projeto realizado pela UCS ao Governo Federal

Vice-prefeito Adalberto Bastian, acompanhado dos vereadores Ari Paesi, Gilson Dai Pra e Jonas Agosti, solicitou apoio para melhorias no Arroio Barracão ao Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira

A luta por melhorias em infraestrutura nas margens e no canal do Arroio Barracão, evitando que moradores ribeirinhos sofram com o transbordo das águas em dias de intensa quantidade pluviométrica, tem sido constante e incansável por parte da Administração Municipal. A elaboração do Estudo Hidrológico – “Avaliação do Sistema de Escoamento Final do Arroio Barracão e Vulnerabilidade e Suscetibilidade ao risco de inundação”, entregue oficialmente pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em dezembro de 2020, deu um norte para a execução de ações de curto, médio e longo prazo ao Governo Fabris e Bastian.

Com o projeto em mãos, o vice-prefeito Adalberto Bastian, acompanhado dos vereadores Ari Paesi, Gilson Dai Pra e Jonas Agosti, esteve em Brasília e entregou-o na quinta-feira, dia 24 de março, ao Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira Lima Filho, e ao secretário executivo Carlos Henrique Sobral. O encontro foi intermediado pelo ex-deputado Mauro Pereira que acompanhou a audiência. O documento foi protocolado no Gabinete da Presidência.

Conforme Bastian, a comitiva foi muito bem recebida pelas autoridades do Governo Federal e, ao longo de 45 minutos, pode expor a angustia dos ribeirinhos e o que o Estudo Hidrológico contempla para evitar novos prejuízos.

“Encontro muito produtivo onde pudemos colocar as preocupações do Governo Fabris e Bastian quanto ao Arroio Barracão. O projeto foi muito bem aceito pelo ministro Ciro Nogueira e aguardamos, com muita expectativa, que a viagem possa render bons frutos em um futuro próximo. Requeremos um recurso para a execução de obras ao longo do canal e acreditamos no sucesso da reivindicação. Agradecemos as autoridades federais, a UCS pelo belo projeto, os vereadores que estão sempre colaborando e a comunidade”, disse o vice-prefeito Bastian.

Melhorias ao longo da calha de vazão do Arroio Barracão para evitar o transbordamento é uma das prioridades do Governo Fabris e Bastian. Recursos dos cofres públicos serão desprendidos ao longo do ano para a execução de obras pontuais.