24/01/2020 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Administração Municipal dá início à pavimentação até o monumento do Cristo Redentor

Serão mais 3,18 mil metros quadrados de paralelepípedos que irão completar o trajeto a um dos pontos turísticos mais visitados do município

O alto do Morro do Gallon, na Linha 21 de Abril, exibe um dos mais belos cartões postais de Guaporé e do Rio Grande do Sul. Majestoso, o monumento do Cristo Redentor, com 13 metros de altura sob um pedestal de sete metros, construído em 1967, recebe milhares de turistas por ano. Mas não são só os visitantes de fora da “Capital da Hospitalidade” que desfrutam do local, que proporciona uma visão completa da cidade. Os guaporenses também fazem parte deste grupo que prestigia o ponto de fé, oração, devoção e apreciação das mais belas paisagens naturais do município.

Para chegar até o monumento Cristo Redentor, são cerca de três quilômetros de estrada desde o trevo principal da cidade, junto a ERS-129. Parte dela em pavimentação asfáltica e outra em paralelepípedo. O trecho derradeiro, de aproximadamente 550 metros, era de chão batido. Era. A Administração Municipal, com investimento de R$ 257,8 mil em recursos federais do Ministério do Turismo e contrapartida dos cofres públicos, realiza a conclusão da pavimentação do percurso. Numa extensão de 530,6 metros, com área total de 3,18 mil metros2, a obra contempla a colocação de pedras basalto. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Jolvani Betinardi – Eireli, de Nova Bassano, vencedora da Concorrência Pública n.º 07/2019.

Conforme o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vilson Vicente Biessek, os trabalhos devem ser concluídos, se as condições climáticas colaborarem, até o final do mês de março.

“Pedimos ao sócio proprietário da empresa que, se possível, entregue a obra antes de abril. Acreditamos que não haverá problema. As atividades estão em andamento e tudo está dentro do cronograma previsto. É mais um investimento que a Administração Municipal está fazendo para o bem da comunidade. Neste caso, não só dos munícipes, mas de todos aqueles que visitam Guaporé. É um ponto turístico muito lindo e necessitávamos concluir a pavimentação”, destacou Biessek.

O pedido do secretário se deve à realização, no dia 10 de abril, durante a sexta-feira Santa, da 43ª edição da Via Sacra ao Morro do Cristo e do V Sermão da Montanha. Os dois eventos religiosos movimentam milhares de fiéis até o monumento do Cristo Redentor.