06/07/2022 Sec. do Meio Ambiente

Ações de conscientização são realizadas pela Administração Municipal e RGE em Guaporé

Correta separação dos resíduos e responsabilidade dos moradores com o cuidado dos cães foram os temas das visitas nos bairros Santo André e São Cristóvão (Comunidade Vila Verde)

Buscando evitar que entregadores de encomendas, colaboradores da agência dos Correios, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), da concessionária Rio Grande Energia (RGE) e da coleta seletiva de resíduos sólidos e orgânicos que passam constantemente nas vias urbanas enfrentem problemas na execução das suas atividades laborais, a Administração Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente e Saúde, em parceria com a RGE, realizou na segunda-feira, dia 4 de julho, uma ação de conscientização junto aos moradores dos bairros Santo André e São Cristóvão (Comunidade Vila Verde).

A atividade foi desencadeada após reclamações que cães soltos estavam prejudicando na leitura dos medidores, registros, entrega das contas de energia elétrica, água e encomendas. Colaboradores das empresas ficaram, por diversas vezes, expostos aos ataques dos animais. Servidores das secretarias de Meio Ambiente e Saúde (Agentes Comunitários), acompanhados de colaboradores da concessionária de energia e da consultora de negócio da RGE Polyanna Souza da Cunha Iesbik, estiveram nas residências orientando os moradores para que mantenham os cães em locais onde não atrapalhem o trabalho dos funcionários.

”A conscientização se faz necessária, visto as reclamações constantes que temos recebido. É um problema recorrente, não só nos bairros onde passamos e orientamos os moradores, mas em praticamente todos. Há muitos cães soltos nas ruas e nos pátios das residências, impedindo que os colaboradores da RGE, por exemplo, consigam chegar até o medidor para fazer a leitura”, disse a secretária Monia Zampeze, que aproveitou a oportunidade para conscientizar quanto à correta separação do lixo.

Um folder explicativo da RGE para a segurança de todos foi entregue. Nele, o destaque: “Seu cãozinho é o guardião da casa. Seja você um guardião da vida. Para a RGE, a segurança de todos está em primeiro lugar. A sua, da sua família, do seu cãozinho. E também a dos nossos colaboradores”.

Novas ações estão sendo planejadas pela Administração Municipal e RGE para dar continuidade ao plano de conscientização da comunidade quanto à importância da manutenção dos animais em lugar seguro para todos.