08/06/2021 Sec. do Meio Ambiente

500 mudas de árvores nativas entregues pela Secretaria de Meio Ambiente em Guaporé

Doação, no sistema “drive thru”, aconteceu no dia 5 de junho – Dia Internacional do Meio Ambiente, abrindo a programação especial do mês de junho

O mês de junho, dedicado à conscientização ambiental no planeta, contará com uma série de atividades educativas, sustentáveis e de preservação em Guaporé. Incentivar a comunidade a praticar ações voltadas à valorização dos recursos naturais é o objetivo da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. A abertura da programação especial aconteceu no sábado, dia 5 de junho – Dia Internacional do Meio Ambiente, com a entrega gratuita de mudas de árvores nativas.

Em virtude das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a secretária Monia Zampeze, juntamente com a equipe da secretaria, distribuiu, no sistema “drive thru” na praça Vespasiano Corrêa defronte ao prédio da Prefeitura Municipal, 500 mudas de Pitangueira, Cerejeira, Araucária, Canafístula, Araçá, Ingá, Grandiuva, Jacarandá, entre outras. Na entrega, a comunidade guaporense entregou de forma espontânea 61 quilos de alimentos não perecíveis. Farinha (milho e trigo), massa, leite, arroz, açúcar, óleo e outros serão destinados para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Pensamos em uma cidade cada vez mais sustentável e melhor para se viver. Todas as ações programadas para o mês de junho foram pensadas na valorização do meio ambiente e no contribuir com a preservação. É uma das premissas da secretaria: incentivar as pessoas a cuidar do ambiente onde vivem e isso vai além do descarte dos resíduos no lixo. A prova que a comunidade está ao nosso lado é a retirada das mudas de árvores. Foram 500, só na ação do sábado. Recebemos muitos pedidos diariamente e acreditamos que as pessoas estão percebendo o que as mudanças climáticas estão ocasionando. Nossa gratidão por cada guaporense que retirou as mudas. Muito obrigada”, disse Monia.

A programação do mês dedicado ao Meio Ambiente tem sequência com:

• Até 25/06 – Exposição “Lixos modernos” Atitude Sustentável. Local: Casa da Cultura das 13:30 às 16:30
  • Até 30/06 – Plantio de 1.000 mudas de árvores em espaços públicos, canteiros centrais, escolas e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).
  • 12/06 – Coleta de Eletrônicos na praça Vespasiano Corrêa, bairros São José e Conceição
  • 16/06 – Oficina de Compostagem na Casa da Cultura às 15 horas. Foram disponibilizadas, em virtude dos protocolos sanitários, 20 vagas
  • 28/06 – Apresentação “Estudo Hidrológico” Arroio Barracão com a participação da Dra. Vânia Elisabete Schneider – UCS. Evento na Câmara de Vereadores de Guaporé com início às 17 horas. O número de convidados será limitado em virtude dos protocolos sanitários. A comunidade guaporense está convidada a acompanhar através da transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura Municipal.

Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, ou no telefone: (54) 3443-5987 ou pelo e-mail: meio.ambiente@guapore.rs.gov.br.