10/07/2020 Sec. de Educação

159 kits de alimentação foram entregues nas Escolas Municipais de Educação Infantil

Secretaria de Educação contabiliza mais de 1.700 entregues para famílias com crianças e adolescentes na Rede Pública Municipal

A Administração Municipal, através da secretaria de Educação, prossegue distribuindo kits com produtos da agricultura familiar para as famílias com alunos matriculados nas 10 escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na quinta-feira, dia 9 de julho, foram entregues mais 159 kits para as famílias com crianças matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil Gaspazinho, Pinguinho de Gente, Rosa dos Ventos, Mônica, Maria Rosa Ferreira e Nairo José Prestes. Estes continham: peixe, alface, batata doce, beterraba, caqui, doce de fruta, feijão, laranja, leite, massa, pão e queijo. Até o momento, a secretaria contabiliza mais de 1,7 mil kits entregues aos núcleos familiares.

A nutricionista Rafaela Dall’Asta afirma que é indiscutível a qualidade nutricional da alimentação que está sendo disponibilizada há cerca de três meses para os alunos.

“Um dos princípios básicos de uma alimentação saudável é a variedade. Por isso estamos buscando diversificar os kits, respeitando a cultura local e valorizando a agricultura familiar”.

A secretária Veridiana Maria Tonini salientou que, apesar do momento delicado de enfrentamento à Covid-19, todos estão empenhados para entregar alimentos de qualidade para os estudantes matriculados na Rede Pública Municipal, garantindo a manutenção de seu estado nutricional.

“Temos a certeza que o pouco que estamos distribuindo está sendo de grande valia para as famílias beneficiadas. Os produtos que integram os kits de alimentação são muito saborosos e de uma qualidade ímpar”, destacou.

As entregas, respeitando todos os protocolos sanitários e de saúde exigidos pelos órgãos governamentais para o enfrentamento a pandemia do coronavírus (Covid-19), acontecem todas as quintas-feiras nos educandários da Rede Pública Municipal. Todos os pais e responsáveis que deslocam-se para a retirada dos kits de alimentação, sempre com agendamento prévio realizada pelas equipes das escolas para evitar aglomerações, devem utilizar máscaras, higienizar as mãos com álcool gel que é disponibilizado e respeitar o distanciamento social.

“São recomendações que estão sendo seguidas por todos, inclusive pelas equipes dos educandários. Agradecemos a cada um pelo respeito as normas”, disse Veridiana.

A alimentação é adquirida, conforme Lei Federal 13.987/2020, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além das equipes dos educandários e da secretaria, são parceiros na gestão dos produtos o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Escritório da Emater/Ascar-RS e a Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooesg).