05/12/2019 Sec. da Fazenda

Poder Público recepciona o secretário da Administração Penitenciária

Ex-procurador Cesar Faccioli esteve acompanhado do do Diretor do Departamento de Engenharia, Alexandre Micol

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, visitou o município de Guaporé. Em reunião na Prefeitura, acompanhado do Diretor do Departamento de Engenharia, Alexandre Micol, Faccioli ouviu os relatos do prefeito Valdir Carlos Fabris, e do vice-prefeito Alberto João Bastian, sobre as condições da casa prisional, que se encontra com a lotação acima do limite previsto.

"A gente compreende e apoia as medidas de segurança pública, que resultaram num aumento no número de prisões, mas precisamos agilizar os mutirões de progressão de pena, para desafogar um pouco o presídio", afirmou o prefeito.

O secretário se comprometeu a levar o pleito ao Judiciário, embora a proximidade do recesso, previsto para o dia 20 deste mês. Além disso, informou que a Seapen deve antecipar o cronograma de instalação das novas tornozeleiras na região, o que ajudará a desafogar um pouco a lotação do presídio. E informou que a secretaria apoia as iniciativas de incentivo ao trabalho prisional que estão sendo adotadas em Guaporé:

"Trata-se de uma medida que contribui significativamente na reinserção e empregabilidade do egresso", explicou.

Em convênio, e com o apoio do Conselho da Comunidade, o Poder Público vem implementando um programa de utilização da mão de obra prisional na limpeza e conservação das ruas, entre outras tarefas. Até o momento, 16 apenados trabalham sob a supervisão de um servidor público. A ideia é aumentar esse número para 24, até o final deste ano.

Logo depois, Faccioli visitou o Presídio Estadual de Guaporé, estabelecimento prisional que abriga detentos de 20 municípios da região. Lá, ele conversou com representantes do Judiciário, do Ministério Público e da direção da casa, além de ter visitado as galerias.

"Nós reconhecemos que as condições de lotação não são as ideais, mas estamos trabalhando para melhorar essa situação, o mais breve possível.", afirmou após a visita.