19/07/2019 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Poder Público investirá cerca de R$ 650 mil para nova “ponte do Curtume”

Recursos, oriundos do caixa próprio do Município, foram aprovados pela Câmara de Vereadores e projeto vai para licitação

O Poder Público Municipal, através da secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a secretaria da Fazenda, prossegue em busca da melhor solução para a reconstrução da nova ponte da Rua Carlo Termignoni, a conhecida “ponte do Curtume”. Parte da estrutura (contenções/base e a cabeceira), construída há mais de 50 anos sobre o leito do Arroio Barracão, desmoronou no dia 5 de janeiro de 2019, num sábado à tarde de condições climáticas favoráveis (sol e calor), comprometendo a estabilidade de todo o pontilhão.

De lá para cá, após a interrupção do trecho, impedindo que veículos leves e pesados, bem como pedestres pudessem transitar pelo local, uma série de medidas foram tomadas pelas autoridades municipais. A busca incansável era para que nenhuma atividade paliativa, assim como foi executada no passado, viesse a colocar em risco a comunidade e quem utilizasse a ponte. Laudos/pareceres técnicos de empresas de engenharia, contratadas pela Administração Municipal, recomendavam a demolição de toda a estrutura, o que aconteceu no mês de fevereiro.

“A galeria que fica embaixo da estrutura estava corroída pela força das águas e ação do tempo e representava grande risco para motoristas e usuários, embora, antes do desabamento, na parte externa não estivesse visível o perigo iminente”, destacou o secretário Vilson Vicente Biessek. Após, os projetos arquitetônico e de engenharia para a construção da nova ponte começaram a serem executados.

“Visando uma solução definitiva e não paliativa, como as que vinham sendo tomadas há anos, solicitamos um projeto para a reconstrução completa da ponte e também para recuperação das bases próximas nas galerias pluviais. O primeiro projeto foi feito com custo de R$ 1,1 milhão que a Administração achou alto demais. Foi solicitado um segundo projeto, orçado então em R$ 813 mil, que também estava fora do previsto e novamente foi solicitado um terceiro projeto, finalmente um valor que o orçamento municipal possa suportar, de R$ 653 mil. Este foi encaminhado para o Poder Legislativo que aprovou em sessão ordinária no dia 15 de julho”, salientou Biessek.

A nova ponte, segundo o projeto técnico, tem as seguintes dimensões: largura de 17,30m, com duas pistas de rolamento de 7,00m, separadas por um canteiro central com passeio de 2,00m e cumprimento de 9,00m, totalizando 155,70m2. A obra será edificada totalmente em concreto, firmado no leito que é caracterizado por rocha. O tempo estimado para conclusão da obra é de seis meses.